CAMPUS MARICÁ

IFF Maricá terá mesa-redonda sobre mudanças climáticas nesta quarta-feira, dia 22/06

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 20/06/2022 16h39, última modificação 20/06/2022 16h41
Evento será presencial e tem como público-alvo prioritário os estudantes do campus, além de servidores e representantes da Prefeitura de Maricá e do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara.

Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá promoverá na próxima quarta-feira, dia 22 de junho, às 14h, a mesa-redonda "A importância e os reflexos das mudanças climáticas para os recursos hídricos: o desafio adaptativo para aumentar a resiliência das cidades". O evento será presencial e tem como público-alvo prioritário os estudantes dos cursos técnicos do campus, além de servidores e representantes da Prefeitura de Maricá e do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara.

A mesa-redonda terá a presença de Luciano Paez, da Secretaria Municipal do Clima de Niterói (Seclima); Sergio Besserman Vianna, da Climate Reality Brasil; major Wellington Silva, da Defesa Civil de Maricá; e Paulo Harkot, do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara; além de mediação da professora Elane Maria Farias de Carvalho, do IFF Maricá, que é a organizadora do evento.

No evento, serão abordados temas como água potável e saneamento, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima, que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OBS) da chamada “Agenda 2030”, que é um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015.

"Este evento vem como uma maneira de juntarmos, à gestão dos recursos hídricos, a necessária reflexão sobre as mudanças climáticas e de como as cidades precisam se adaptar pra prevenção, mitigação e resposta aos eventos extremos. O exemplo da cidade de Niterói, que constituiu oficialmente a primeira Secretaria do Clima no nosso pais, é inovador e nos aponta uma trajetória a seguir na busca dessa resiliência climática", explica a professora Elane.

A mesa-redonda acontecerá no auditório do IFF Maricá e, para participar, não é necessário realizar inscrição previamente.