CAMPUS MARICÁ

Notícias

Sábado Letivo

IFF Maricá terá palestra e oficina de teatro em evento sobre o Dia Internacional Contra LGBTfobia

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com informações da Comunicação Social da Reitoria publicado 12/05/2022 13h52, última modificação 12/05/2022 13h52
Programação especial acontecerá neste sábado letivo, dia 14, a partir das 8h, com inscrições abertas também ao público externo.
IFF realiza evento institucional em comemoração ao Dia Internacional Contra LGBTfobia

Arte: Programação Visual/IFF

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá receberá neste sábado letivo, dia 14 de maio, uma programação especial que faz parte do evento alusivo ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia organizado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade, em parceria com a Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade e os Núcleos de estudos sobre Gêneros, Diversidade e Sexualidades (Nugedis) dos campi.

Serão duas atividades simultâneas, com início às 8h: a palestra "Nugedis IFF Maricá Resistência e Luta! NÃO À LGBTFOBIA" e a "Oficina de Teatro da(o)s Oprimida(o)s".  O evento é aberto também ao público externo e concede certificado de participação. Para isso, é necessário efetuar a inscrição pelo site https://eventos.iff.edu.br/combate-lgbtfobia, onde está detalhada toda a programação. 

A Oficina de Teatro da(o)s Oprimida(o)s será ministrada pela professora Monique Rodrigues, do Núcleo Maricá do Projeto Teatro das Oprimidas, usando jogos e técnicas em que se busca por meio do teatro discutir as opressões sociais pertinentes ao grupo. A atividade acontecerá na sala 8 e terá duas turmas, sendo a primeira com início às 8h e a segunda, às 10h30. A palestra "Nugedis IFF Maricá Resistência e Luta! NÃO À LGBTFOBIA" também será realizada nos dois horários, no auditório, com a participação da professora Manuela Nogueira, que é coordenadora do Nugedis do IFF Maricá, e do bolsista Edson Silva, que é aluno do 3° ano do Curso Técnico Integrado em Edificações.

Evento multicampi

Acerca da importância do marco na luta contra o preconceito, o coordenador de Políticas Culturais e Diversidade, Jonas Defante, diz que “é no dia 17 de maio que comemora-se o momento histórico para o Movimento LGBT, quando no ano de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo homossexualismo da lista de distúrbios mentais do Código Internacional de Doenças. A partir deste momento, a homossexualidade perde o seu antigo sufixo “ismo”, o que caracterizava a orientação enquanto doença, deixando de ser considerada um desvio ou uma condição relacionada a alguma forma de patologia”. 

Ainda sobre o evento, que reúne os Nugedis do IFF, o coordenador aponta que a finalidade da celebração é permitir um ambiente de diálogo saudável que informe e sensibilize a comunidade externa e interna. “O evento abordará temas relacionados à rejeição, ao medo, ao preconceito, à discriminação, à aversão ou ao ódio (LGBTfobia), sobre a perspectiva da equidade, da diversidade, das oportunidades, da dignidade da pessoa humana e dos direitos humanos”, expõe Jonas. 

Para ver os detalhes da programação, nome dos participantes e demais campi envolvidos, acesse o Portal de Eventos do IFF