CAMPUS MARICÁ

Debate

IFF Maricá terá programação especial pelo Dia Internacional dos Povos Indígenas nesta quarta, dia 9

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 07/08/2023 19h27, última modificação 07/08/2023 19h27
O evento, organizado pelo Neabi, terá início às 10h, no auditório, com uma mesa-redonda sobre o marco temporal das terras indígenas, seguida de atividades lúdicas e culturais.
Dia dos Povos Indígenas

Nesta quarta-feira, 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá terá uma programação especial, com debates e atividades culturais voltadas aos estudantes, servidores e funcionários terceirizados do campus. A ação é promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), do IFF Maricá.

O evento terá início às 10h, no auditório, com uma mesa-redonda sobre o marco temporal das terras indígenas, que terá a participação das professoras Tássia Cordeiro, do IFF Maricá, e Martinha Mendonça, da Escola Municipal Indígena Guarani Kyringue Arandua, que fica localizada em Itaipuaçu. A mediação será da professora Raquel Freitas.

"Essa é uma data dedicada a reflexão, homenagem e celebração de nossas heranças indígenas. O IFF Maricá não poderia ficar de fora. Então, convidamos toda a nossa comunidade escolar a participar desse debate sobre um tema tão importante, que é o Marco Temporal, em tramitação no Congresso como Projeto de Lei e que ameaça um direito básico dos povos indígenas, que é o direito à terra", destaca a professora Aline Azevedo, coordenadora do Neabi.

Após o debate de abertura do evento, serão realizadas atividades lúdicas e culturais, sobre o Dia Internacional dos Povos Indígenas, usando grafismo, literatura, jogos e brincadeiras. Haverá ainda uma exposição de maquetes sobre a colonização, produzidas por estudantes das turmas de 3º ano.

Alteração na grade de horários

Devido ao evento, houve alteração na grade de horários das aulas desta quarta-feira, 9 de agosto, para os alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A relação está disponível AQUI.

Criado em 1994 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional dos Povos Indígenas é um dia dedicado a homenagear e reconhecer as tradições dos povos indígenas e promover a conscientização sobre a inclusão dos povos originários na sociedade, alertando sobre direitos e reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents