CAMPUS MARICÁ

IFF tem 12 estudantes aprovados em seleção para o Programa de Estágio 2023 da Prefeitura de Maricá

por admin publicado 23/08/2023 21h05, última modificação 26/10/2023 16h24
A solenidade de entrega dos certificados de aprovação para início das atividades foi realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, nesta quarta-feira, dia 23, no auditório do Banco Mumbuca.
Alunos do iff aprovados para estagio em marica

A noite desta quarta-feira, 23 de agosto, foi de boas-vindas para os estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá aprovados no Processo Seletivo do Programa de Incentivo ao Estágio 2023 da Prefeitura de Maricá. Das 14 vagas oferecidas nas áreas de Edificações e Meio Ambiente, 12 foram preenchidas por alunos do IFF.

A solenidade de entrega dos certificados de aprovação para início das atividades foi realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, no auditório do Banco Mumbuca, com a presença dos 89 novos estagiários de diversas áreas de nível técnico e superior, que atuarão nos quadros da Prefeitura. Este ano, o programa, que já está em sua terceira edição, contou com mais de 600 inscritos.

“Acreditamos que o estágio é um elo essencial entre o conhecimento teórico com a prática profissional, em que os estudantes têm a oportunidade de aprender trabalhando, com orientação e sempre com espaço para perguntar a profissionais mais experientes tudo aquilo que não souberem. Além disso, é uma grande oportunidade de inserção no mercado, pois sabemos que para muitos essa será a primeira experiência profissional", destacou o secretário de Trabalho de Maricá, Marcus Bambam.

Uma das estudantes que terá no estágio da Prefeitura sua primeira oportunidade de atuação profissional é a aluna do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente Gabriela Barboza.

"Fiquei muito feliz e surpresa ao receber a notícia sobre a aprovação. Minha expectativa para o estágio é grande, especialmente pela oportunidade de poder colocar em prática, pela primeira vez, o que venho aprendendo em sala de aula", conta a estudante.

Para a aluna do 3º ano de Edificações Cintia Nunes, o estágio será também um meio de ter certeza sobre o caminho que pretende seguir no ensino superior.

"Está sendo muito gratificante ter a chance de participar desse programa de estágio, que será minha primeira experiência de trabalho e, certamente, contribuirá em muito para minha formação como técnica em Edificações e, até mesmo, na escolha da faculdade que pretendo fazer. Penso em escolher Engenharia Civil, e a experiência no estágio poderá me trazer respostas se essa é a escolha mais acertada", explica Cintia.

Oportunidade de aprimorar formação

Aprovado em primeiro lugar na seleção, o estudante do 3º ano de Edificações Isaias da Paz conta que está empolgado em começar logo as atividades do estágio.

"É uma alegria muito grande poder estar aqui hoje, principalmente sabendo que enfrentamos uma concorrência grande, com mais de 30 candidatos para cinco vagas. Eu já havia trabalhado antes, mas nunca na área de Edificações. Então, será uma experiência muito positiva para a minha formação acadêmica e também vai agregar muito no meu currículo, além de contribuir na parte financeira, por ser um estágio remunerado", afirma Isaias.

Os alunos de Edificações do IFF selecionados pela prefeitura são Isaias da Paz Filho, Julia da Costa Cunha, Luiza Mattes Rodrigues, Cintia do Couto Nunes e Livia Ferreira Pinho de Almeida, enquanto os estagiários de Meio Ambiente são Allan Caldas Deccache, Kayanne da Conceição Delfino, Gabriela Barboza da Silva Rosa, Daphiny Brangel Freitas, Luiza Alves da Silva, Daniel Dias Patrizi Feitosa e Bárbara Mendes Sá.

O Programa de Incentivo ao Estágio, segundo a prefeitura, tem como objetivo principal incentivar o estágio como ato educativo escolar supervisionado no ambiente de trabalho, visando ao trabalho produtivo dos participantes, além de oportunizar acesso às atividades do setor público, despertando no estudante o interesse pelas carreiras públicas e contribuir para a inserção deles no mercado de trabalho. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site https://estagio.marica.rj.gov.br/.