CAMPUS MARICÁ

Notícias

Arte e Cultura

Ilustrador autodidata, aluno do IFF Maricá faz lançamento de livro na Bienal do Rio

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 23/06/2025 11h34, última modificação 23/06/2025 15h26
José Eduardo cursa o Ensino Médio Integrado em Edificações e já tem dois livros publicados com suas ilustrações.
José Henrique, aluno do IFF Maricá, na Bienal do Livro

José Henrique participou do lançamento do livro "Aquém do amor".

A Bienal do Livro no Rio terminou neste domingo, 22 de junho, deixando recordações muito especiais para José Eduardo Figueiredo, aluno do Curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá: em vez de participar do evento como visitante, este ano o rapaz teve um papel novo, o de autor. E com direito a tarde de autógrafos e bate-papo com leitores, no estande de uma editora.

José Eduardo, que é ilustrador autodidata, teve seu trabalho publicado na obra "Aquém do amor", numa parceria com sua mãe, a escritora Beth Gueiredo. Ambos participaram da Bienal ao longo da semana passada, convidados pela editora Tocando com Palavras.

"A Bienal foi um misto de emoções: medo, desconforto pela multidão e hiperestímulo, mas também orgulho pelo trabalho. Dudu foi convidado a fazer ilustração de outros livros. E no dia 5 de julho, ele estará no XXII Congresso de Poetas e Trovadores de Paquetá, da Academia Capixaba de Poetas e Trovadores, onde será homenageado", contou Beth Gueiredo, sobre a participação do filho no evento.

O estudante já tem dois livros publicados e negocia, agora, o lançamento de uma terceira publicação, que terá temática infantojuvenil.

A Bienal do Livro aconteceu no RioCentro, entre os dias 13 e 22 de junho e fechou esta edição de 2025 com público estimado em 740 mil visitantes, registrando ainda a venda de cerca de 6,8 milhões de livros, um acréscimo de 23% em relação a edição de 2023.