CAMPUS MARICÁ

Convênio

Inscrição para professor temporário em projeto no IFF Maricá são prorrogadas até segunda, 26/06

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 23/06/2023 19h56, última modificação 23/06/2023 19h56
Vagas são para as áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística e Meio Ambiente, pelo projeto Formatec: Maricá+Técnico, que será realizado em convênio com a Prefeitura.
Formatec

Foram prorrogadas, até a próxima segunda-feira, 26 de junho, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de professores temporários que atuarão no Formatec: Maricá+Técnico, projeto de qualificação profissional a ser realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, a partir de um convênio entre o IFF e a Prefeitura de Maricá, por meio de seu Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM).

A seleção é realizada pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fluminense (Pró-IFF). Inicialmente, as inscrições terminariam nesta sexta-feira, 23 de junho, mas a Fundação publicou edital de retificação ampliando o prazo. O documento pode ser acessado AQUI.

O processo seletivo é voltado ao preenchimento de vagas em cadastro de reserva de professores para compor o quadro docente de cursos técnicos nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para Internet, Logística e Meio Ambiente. Os candidatos deverão atender aos requisitos mínimos exigidos no edital, conforme o quadro de vagas disponível no Edital de nº 10, de retificação, publicado em 19 de junho de 2023.

As inscrições são feitas exclusivamente de forma presencial, pelos próprios candidatos, até 26 de junho de 2023, das 8h às 17h, na recepção do IFF Maricá, que fica situado na Rodovia Vereador Oldemar Guedes Figueiredo (RJ-114), KM-12,5, em Ubatiba (Rodovia que liga Maricá a Itaboraí). E, atenção: não serão aceitas inscrições nem acréscimo de documentos fora do prazo estabelecido no Edital.

Os candidatos deverão, no momento da inscrição, entregar um envelope completamente lacrado, identificado na parte externa com o nome completo e código da vaga pretendida (tabela disponível no edital de retificação), contendo, obrigatoriamente em meio físico e digital, os documentos necessários, da seguinte maneira:

• Meio Físico - Cópia legível e completa, encadernada em espiral com sobrecapas em PVC flexível transparente e com páginas devidamente numeradas de toda a documentação necessária, seguindo a ordem estabelecida no Art. 12 do edital; e
  • Meio Digital - Pendrive contendo a versão digital (com digitalização de qualidade, legível e completa) dos documentos impressos no meio físico, em um único arquivo no formato PDF, seguindo a ordem estabelecida no Art. 12 do edital;
  • O material entregue na inscrição não será devolvido.

A seleção terá duas etapas, sendo a primeira composta por análise da documentação apresentada no envelope no ato da inscrição, seguindo os critérios de pontuação estabelecidos no Edital. O candidato classificado para a segunda etapa deverá obrigatoriamente se apresentar no dia 6 de julho de 2023, às 14h, no IFF Maricá, para o sorteio dos horários e temas de aula da Prova de Desempenho Didático. Essa prova acontecerá em 8 de julho de 2023, também com critérios estabelecidos no Edital.

O resultado final está previsto para 12 de julho de 2023. A convocação dos candidatos será feita pelo e-mail informado pelo candidato na Ficha de Inscrição (Anexo III) e publicada no Portal de Seleções do IFF https://selecoes.iff.edu.br, devendo o candidato se apresentar ao coordenador do Projeto Formatec: Maricá + Técnico na data, horário e local estabelecidos  na convocação.

A contratação será por regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) por prazo determinado, não caracterizando vínculo empregatício com o IFF, nem com a Prefeitura. A remuneração terá como referência o valor unitário de R$ 70,91 brutos, por hora/aula.

As aulas serão ministradas no IFF Maricá e/ou em um dos polos do ICTIM, em Maricá, no período entre 13h e 23h, de acordo com o quadro de horário de cada curso, podendo, em alguns casos, haver aproveitado no período matutino, de acordo com o interesse da instituição. O horário e a carga horária de trabalho dos docentes contratados serão estabelecidos pela coordenação do projeto.

Antes de efetuar a inscrição, é fundamental que o candidato leia atentamente o edital da seleção, assim como a Retificação do Edital, disponível na mesma página de acompanhamento do processo seletivo. Os documentos estão disponíveis no Portal de Seleções do IFF e pode ser acessado AQUI.

Projeto ofertará cursos técnicos gratuitos

O projeto Formatec: Maricá+Técnico terá início no 2º semestre deste ano, com previsão de abertura de 1.760 vagas, ao longo de três anos, em cursos técnicos gratuitos voltados a cidadãos de Maricá que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio e buscam qualificação para uma melhor inserção no mercado de trabalho. A iniciativa é um convênio entre o IFF e a Prefeitura de Maricá, por meio do ICTIM.

Serão ofertados, no IFF Maricá, cursos de formação técnica nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática, Logística e Meio Ambiente, além de Produção de Áudio e Vídeo, num segundo momento. Haverá turmas nas modalidades concomitante — em que o estudante cursa o Ensino Médio em outra instituição de forma simultânea ao ensino técnico no IFF — e subsequente, que é voltada a quem já concluiu o Ensino Médio.