CAMPUS MARICÁ

Neabi

Inscrições abertas, até 3 de novembro, para oficinas do AfroIFF do Campus Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 31/10/2022 09h24, última modificação 31/10/2022 09h27
Evento acontecerá no sábado letivo de 5 de novembro, com uma extensa programação que terá, além das oficinas, debates, apresentações culturais e café coletivo de confraternização.
AfroIFF no IFF Maricá

Estão abertas, até 3 de novembro, as inscrições para as oficinas da 5ª edição do AfroIFF, evento organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá e que acontecerá no próximo sábado letivo, dia 5.

As oficinas disponíveis são “Introdução a Contos Africanos de Língua Portuguesa”, “Interação com arte africana: máscaras”, “Teatro jornal e Afrorresistências”, “Afrointervenção: trabalhando propostas efetivas para a competência 5 do ENEM com foco em questões étnico-raciais”, “Tranças: identidade e resistência”, “África, de qual canto que canto a minha fé, Orixás, Nssins e Voduns”, “Musicas da cultura popular, corpo e ritmo” e “Capoeira para iniciantes e iniciados”.

Os interessados deverão acessar o site do evento https://eventos.iff.edu.br/afroiff, fazer a inscrição geral e também a inscrição na oficina em que desejam participar, escolhendo entre as opções disponíveis.

O AfroIFF terá início às 8h, com um café comunitário, seguido da mesa de abertura, apresentação cultural  e a mesa-redonda “Afrorresistências”, com Pérola Campos (ex-aluna do IFF e cotista UFF), Leticia da Hora (da Ong Mulheres da Parada) e Sandra Gurgel (professora e coordenadora pedagógica do Coletivo Afroencantamento).

Às 11h, haverá o lançamento do livro “As Djélis da resistência: religião, afetividade e saberes que falam de África” e, depois, a Mostra de Talentos, com apresentação de alunos e servidores, além das premiações dos concursos de redação e de produção de vídeos para TikTok. As oficinas acontecerão no turno da tarde, das 13h às 15h.

"Esta será a quinta edição do AfroIFF, um evento que é a culminância das reflexões que a gente vêm fazendo ao longo do ano nas aulas, nos projetos de pesquisa e nas atividades do Instituto como um todo. É um evento para estimular o debate sobre os avanços e desafios com os quais nos deparamos diariamente, além de ser um momento de celebração de nossas afrorresistências e de toda a contribuição cultural que a herança africana nos traz", ressaltou a professora do IFF Maricá e coordenadora do Neabi, Aline da Silva Azevedo Carvalho, no lançamento do evento.

A programação detalhada e mais informações estão disponíveis em https://eventos.iff.edu.br/afroiff.