CAMPUS MARICÁ

Oportunidade

Inscrições abertas para a seleção de bolsistas do Programa Jovens Talentos no IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 11/04/2022 11h36, última modificação 11/04/2022 11h39
Bolsas de pré-iniciação científica são voltadas a estudantes do 1º e 2º ano dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e em Meio Ambiente do IFF Maricá.
Jovens Talentos no IFF Maricá

As inscrições podem ser feitas na recepção do campus

Estudantes do 1º e 2º ano dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá poderão se inscrever, até a próxima quinta-feira, dia 14 de abril, na seleção de bolsistas do dPrograma Jovens Talentos, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Há 19 bolsas disponíveis em nove projetos desenvolvidos por professores do campus, sendo que a carga horária dos bolsistas será de oito horas semanais, com bolsa mensal de R$ 263,00.

Podem concorrer estudantes regularmente matriculados e com frequência ativa no IFF Maricá, que tenham idade mínima de 15 anos e não tenham completado 19 anos até 13 de maio deste ano. Além disso, os outros requisitos mínimos são que os candidatos não tenham vínculo empregatício ou outra bolsa de pesquisa, extensão e/ou cultura (o acúmulo de bolsa será permitido apenas para os programas relacionados à Assistência Estudantil).

Também é vetada a participação de estudantes que estejam cursando dependência em alguma disciplina. Os candidatos precisam ter interesse por pesquisa e RG (número de identidade), e-mail e CPF próprios. Para aqueles com 18 anos completos, será exigido o título de eleitor para inscrição no SisFAPERJ, sistema de administração das bolsas da Faperj.

O Jovens Talentos é um programa de pré-iniciação científica, que busca contribuir para a circulação do conhecimento e para a articulação da pesquisa com o ensino e com a extensão. As atividades poderão ser desenvolvidas no Campus Avançado Maricá e em laboratórios das instituições científicas conveniadas, sob a orientação de professores.

Inscrições

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição que ficará disponível, até 14 de abril, na recepção do Campus Avançado Maricá. Cada estudante poderá se inscrever em até dois projetos de pesquisa. As opções disponíveis são:

• Projeto "Cristãos na rua, judeus em casa: os cristãos-novos na formação do Brasil", coordenado pelo professor Fernando Gil Portela Vieira (2 vagas);
  • Projeto "Aprendizagem Baseada em Projeto e História em Quadrinhos: uma combinação para melhorar o ensino e aprendizagem de Física", coordenado pelo professor Francismar Rimoli Berquó (2 vagas);
  • Projeto "IFF-Movimenta: corpo-escola em ação", coordenado pela professora Manuela Batista Nogueira (3 vagas);
  • Projeto "E depois do IFF?: Mapeamento dos egressos do Campus Avançado Maricá", coordenado pelo professor Mendel Cesar Oliveira Aleluia (2 vagas);
  • Projeto "Memórias de uma Pandemia: a escola do sentir frente aos desafios contemporâneos", coordenado pela professora Regiane de Souza Costa (2 vagas);
  • Projeto "Coletivo de Estudos e Pesquisa em Geografia (CEPEGEO-IFF)", coordenado pela professora Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro (2 vagas);
  • Projeto "Um olhar retrospectivo sobre o ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID 19", coordenado pela professora Thamiris Oliveira de Araújo (2 vagas);
  • Projeto "Me formei, e agora?", coordenado pelo professor Samuel Ribeiro de Almeida (2 vagas);
  • Projeto "Matematicaativa - Laboratório de Ensino de Matemática", coordenado pela professora Viviane Gomes Lagdem Tatagiba (2 vagas).

O processo seletivo será feito pelos coordenadores dos projetos e acontecerá entre os dias 25 e 28 de abril. A previsão é que o resultado seja divulgado em 29 de abril, com atividades dos bolsistas previstas entre os dias 1º de agosto de 2022 e 31 de janeiro de 2024.

Veja AQUI o edital com todos os detalhes da seleção do Programa Jovens Talentos.