CAMPUS MARICÁ

Oportunidade

Inscrições para bolsas do Programa Jovens Talentos no IFF Maricá vão até a próxima quinta, dia 28

por Comunicação do Campus Avançado Maricá publicado 25/03/2024 17h20, última modificação 26/03/2024 10h40
Podem concorrer estudantes do 1º e 2º ano dos cursos técnicos do campus, que tenham interesse em pesquisa, entre outros requisitos.
Programa Jovens Talentos

Os bolsistas atuarão em projetos de pesquisa desenvolvidos no IFF Maricá

Estão abertas, de 25 a 28 de março, as inscrições para a seleção de bolsistas do Programa Jovens Talentos - 2024, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), no  Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá.

Podem se candidatar estudantes do 1º e 2º ano dos Cursos Técnicos do campus, que estejam regularmente matriculados e com frequência ativa, tenham idade mínima de 15 anos e não completem 19 anos até 28 de abril deste ano. Além disso, os candidatos não podem ter vínculo empregatício ou outra bolsa de pesquisa, extensão e/ou cultura (o acúmulo de bolsa será permitido apenas para os programas relacionados à Assistência Estudantil).

Também é vetada a participação de estudantes que estejam cursando dependência em alguma disciplina. Os candidatos precisam ter interesse por pesquisa e RG (número de identidade), e-mail e CPF próprios. Para aqueles com 18 anos completos, será exigido o título de eleitor para inscrição no SisFAPERJ, sistema de administração das bolsas da Faperj.

São 24 bolsas em 11 projetos desenvolvidos por professores do campus, sendo que a carga horária dos bolsistas será de oito horas semanais, com bolsa mensal de R$ 300,00, paga pela Faperj.

O Jovens Talentos é um programa de pré-iniciação científica, que busca contribuir para a circulação do conhecimento e para a articulação da pesquisa com o ensino e com a extensão. As atividades poderão ser desenvolvidas no Campus Avançado Maricá e em laboratórios das instituições científicas conveniadas, sob a orientação de professores.

Inscrições são presenciais

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição que ficará disponível, até quinta-feira, 28 de março, na recepção do Campus Avançado Maricá. Cada estudante poderá se inscrever em até dois projetos de pesquisa. As opções disponíveis são:

•  Projeto "Fãs, entretenimento e comunidade", coordenado pelo professor Alessandro Garcia (3 vagas);
  • Projeto "Compartilhando saberes indígenas", coordenado pela professora Aline de Carvalho (2 vagas);
  • Projeto "Estudo do solo do IFF Campus Avançado Maricá: estratégias e ações para reeparação", coordenado pelo professor André Felipe Coelho (3 vagas);
  • Projeto "Uso de tecnologias para criar simulações: complementar as práticas experimentais nas aulas de física", coordenado pelo professor Francismar Berquó (2 vagas);
  • Projeto "O uso da plataforma Sratch como recurso didático no ensino de Física usando a temática Meio Ambiente", coordenado pelo Francismar Berquó (1 vagas);
  • Projeto "Por uma educação ambiental crítica", coordenado pela professora Tassia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro (2 vagas);
  • Projeto "Mobile Learning: um estudo sobre o uso de aplicativos educacionais para ensinar e aprender Inglês", coordenado pela professora Thamiris Oliveira de Araújo (3 vagas);
  • Projeto "Lema_Jogos: desenvolvendo atividades e jogos para o ensino de Matemática", coordenado pela professora Viviane Lagdem (3 vagas);
  • Projeto "Ecossistema em um pote", coordenado pelo professor Emerson Brum Bittencourt (2 vagas);
  • Projeto "Clube de Astronomia Nelson Travnik: utilizando a astronomia na divulgação científica em Maricá", coordenado pela professora Elane Carvalho (2 vagas).
  • Projeto "#MaricáMaisResiliente", coordenado pela professora Elane Carvalho (1 vagas).

O processo seletivo será feito pelos coordenadores dos projetos e acontecerá entre os dias 3 e 11 de abril. A previsão é que o resultado seja divulgado em 15 de abril com atividades dos bolsistas previstas entre os dias 1º de julho de 2024 e 31 de dezembro de 2025.

Antes de efetuar a inscrição, é fundamental que o candidato leia atentamente todo o edital da seleção, que pode ser acessado AQUI.