CAMPUS MARICÁ

Notícias

Edital

Inscrições para pós-graduação no IFF Maricá terminam nesta sexta, dia 19/04

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 17/04/2024 14h11, última modificação 17/04/2024 14h19
São 30 vagas disponíveis, e o curso é gratuito, com aulas presenciais no Campus Avançado Maricá, em Ubatiba.
POS insc aberta (1).jpg

A pós-graduação tem 30 vagas disponíveis para graduados em áreas relacionadas à temática do curso - Foto: Luíza

Terminam na próxima sexta-feira, 19 de abril, as inscrições para o Processo Seletivo da Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. O curso é gratuito e presencial e conta com 30 vagas disponíveis.

Podem se candidatar portadores de diploma de Curso de Graduação (bacharelado ou licenciatura), em Letras, Comunicação Social, História, Ciências Sociais, Artes ou outras áreas afins, que tenham interesse em incorporar e/ou aprofundar na sua formação as temáticas abordadas nas linhas de pesquisa do curso, que são "Linguagem, Cultura e Sociedade", "Literatura, Linguagem e Sociedade" e "Cultura, Memória e Identidades".

O objetivo geral do curso é formar o especialista intérprete de patrimônios literários, sociais e culturais por meio do diálogo entre disciplinas que estudam o homem em seus modos de pensar e agir socialmente, tendo como ponto de análise objetos discursivos materializados nas multimodalidades textuais. O curso prevê a conclusão das disciplinas em 18 meses, com prazo de mais 90 dias para defesa do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), em formato de artigo acadêmico.

As inscrições são realizadas, exclusivamente pela internet, no site www.inscricoes.iff.edu.br, conforme orientações detalhadas no EDITAL da seleção e que pode ser acessado AQUI.

Apesar de o curso ser gratuito, há uma taxa de inscrição de R$ 60,00, a ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, para participar do processo seletivo. O boleto pode ser impresso pelos candidatos durante o ato de inscrição. É possível pedir isenção dessa taxa, conforme regras disponíveis no EDITAL da seleção e que pode ser acessado AQUI.

Seleção terá duas etapas

A seleção compreenderá duas etapas obrigatórias, ambas classificatórias e eliminatórias. A primeira etapa comporá 60% (60 pontos) da nota final, e a segunda etapa comporá os restantes 40% (40 pontos), totalizando o máximo de 100 pontos na nota final. A não realização por parte do candidato de qualquer das duas etapas implicará a sua eliminação.

A primeira etapa consistirá na análise de pré-projeto, o qual deverá ser enviado para o e -mail coord.pos.marica@iff.edu.br, com assunto "PRÉ-PROJETO DE PESQUISA DE 'NOME DO CANDIDATO' PARA PROCESSO DE SELEÇÃO DA PÓS-2024", conforme orientações detalhadas no EDITAL da seleção e que pode ser acessado AQUI.

A segunda etapa seletiva refere-se à entrega do currículo documental, com documentos comprobatórios, a ser pontuado segundo tabela de pontuação disponível no EDITAL da seleção e que pode ser acessado AQUI.

A previsão é que o resultado final seja divulgado em 21 de junho, e as aulas tenham início em 6 de agosto. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a coordenação da Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo e-mail coord.pos.marica@iff.edu.br.