CAMPUS MARICÁ

JIF-Sudeste: atletas do IFF Maricá encerram participação com ouro no basquete e prata no atletismo

por admin publicado 01/09/2023 18h27, última modificação 26/10/2023 16h21
Atleta da seleção do IFF, o estudante de Meio Ambiente do Campus Avançado Maricá Renato Assumpção conquistou o ouro no basquete, nesta sexta-feira.
F7a238f0 e995 4284 8eb6 65d5ad5588cf

Os Jogos das Instituições Federais (JIF) - Etapa Sudeste chegaram ao fim nesta sexta-feira, 1º de setembro, em Guarapari (ES), com medalha de ouro para um estudante-atleta do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá: Renato Assumpção foi uma das estrelas da seleção de basquete do IFF, que tem como base a equipe do Campus Campos Centro, e conquistou o título de campeã nesta manhã, ao derrotar o time do IFSP por 47x23.

Comandada pelo coordenador de Políticas Esportivas do IFF, Ricardo Reis, a equipe de basquete do IFF terminou a competição invicta. Agora, os campeões do Sudeste terão um novo desafio pela frente: os Jogos Nacionais das Instituições Federais (JIN), que será realizado em novembro, em Fortaleza, no Ceará.

"Primeiramente, agradeço à professora Regiane, por confiar no meu potencial, me inscrever nas modalidades e fazer todo o possível para a minha ida ao Regional. Sem ela, nada seria possível. Sobre o título, foi sensacional! Adoraria que todos do meu campus tivessem essa oportunidade. A sensação de ser a melhor equipe das instituições federais de ensino médio do Sudeste é inexplicável", contou o estudante, logo após receber sua medalha de ouro, acrescentando: "Vencemos jogos dificílimos e vamos invictos para o Nacional. Eternamento grato ao IFF Maricá e à professora Regiane, responsáveis por me permitir viver momentos históricos no esporte que amo".

A medalha de ouro de Renato no basquete se soma à prata conquistada na quarta-feira, 30 de agosto, pelos estudantes João Pedro Palomo e Marcos Antônio Alcântara, no revezamento 4x400, junto com dois alunos do Campus Campos Centro: Nicollas Silva e Derik Rangel. O time de atletismo do IFF Maricá no JIF-Sudeste incluiu ainda os medalhistas de ouro do JINIFF 2023 Érick Vinícius e Ana Beatriz Ramos.

"Concluímos a etapa regional do JIF com o sentimento de muita alegria pela participação dos nossos estudantes-atletas na delegação do Instituto. Para além das medalhas obtidas, tenho certeza de que integrar o evento traduz uma experiência que ficará marcada na vida dos estudantes. Fico muito feliz e honro meu compromisso com minha profissão, prática pedagógica e princípios formativos ao mediar as vivências esportivas, zelando pela participação dos estudantes", ressaltou a professora de Educação Física e treinadora das equipes esportivas do IFF Maricá, Regiane Costa.

De acordo com a professora, a conquista dos alunos do IFF Maricá na competição vai ainda mais além:

"O esporte é potente: agrega muitos sentidos, individuais-coletivos, contribui para os processos formativos que vão nos transformando ao longo da vida, a partir dos aspectos social, cultural, cooperativos, competitivos, lúdicos e políticos. Nunca é só um jogo, ao contrário, todo o contexto é que está em jogo. Parabéns aos estudantes-atletas pela campanha que consagra um campeão: respeito, parceria, comprometimento, amistosidade, estudo e treino. Nosso campus muito se orgulha de vocês, Ana Beatriz, João Pedro, Marcos Antônio, Erick Vinícius e Renato!", destacou.

Os Jogos das Instituições Federais aconteceram ao longo de toda a semana, no Espírito Santo, com disputas valendo a classificação nos Jogos Nacionais. Este ano, a delegação do IFF na competição contou com 149 estudantes-atletas, de diversos campi, além de 13 servidores compondo a comissão técnica, para participar das 11 modalidades em disputa: atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.