CAMPUS MARICÁ

JIF-Sudeste começa nesta segunda, dia 28, com estudantes do IFF Maricá na disputa por medalhas

por admin publicado 25/08/2023 21h35, última modificação 26/10/2023 16h23
Iff marica no jif2

Medalhistas no JINIFF 2023, os Jogos Intercampi do Instituto Federal Fluminense (IFF), cinco estudantes-atletas do Campus Avançado Maricá têm um novo desafio pela frente: na próxima segunda-feira, 28 de agosto, Ana Beatriz Silva, Érick Vinícius, João Palomo, Marcos Alcântara e Renato Assumpção embarcam rumo à Guarapari, no Espírito Santo, para representar o IFF nos Jogos das Instituições Federais (JIF) - Etapa Sudeste. A competição, que acontecerá até 1º de setembro, reunindo 1.500 participantes, é classificatória para os Jogos Nacionais, o evento esportivo mais importante da Rede Federal.

Ouro na corrida de 400m rasos e no revezamento 4x100, o aluno do 2º ano do Curso Técnico em Edificações Érick Vinicius vem treinando forte para a etapa Regional. Em Guarapari, ele disputará os 200m rasos, além das provas em que foi campeão no JINIFF 2023. A equipe oficial de revezamento do IFF terá ainda outros dois medalhistas de ouro do IFF Maricá: João Palomo e Marcos Alcântara, alunos de Edificações e Meio Ambiente, respectivamente.

"A experiência de participarmos do JINIFF foi muito importante para nós, porque chegamos sem muitas expectativas e saímos de lá com a medalha de ouro. Agora, a vontade é de fazer ainda melhor e trazer mais um título para Maricá", afirma Marcos Alcântara, que ganhou ainda o bronze na prova de 400m rasos do JINIFF.

Campeã dos 100m rasos feminino, Ana Beatriz Silva, estudante de Edificações, foi convocada para correr também nas provas de 200m rasos e no revezamento 4x100m.

"A sensação de participar dos Jogos é algo até difícil de descrever, uma mistura de nervosismo com muita vontade de trazer novamente bons resultados para o nosso campus e o IFF. Estou indo fazer o meu melhor e quero muito que o meu melhor seja trazer uma medalha e, mais ainda, a classificação para o Nacional", conta Ana Beatriz.

Maricá também estará presente no handebol e basquete

Renato Assumpção completa o quinteto de Maricá convocado para a seleção do IFF. Após conquistar medalhas de bronze no handebol e no basquete, nos jogos internos, o estudante de Meio Ambiente foi escalado como reforço dos times que disputarão as duas modalidades no Regional e têm como base as equipes do Campus Campos Centro, que foram campeãs do JINIFF 2023.

"O JIF, etapa Regional, se aproxima e o sentimento de ansiedade se mistura com a expectativa muito positiva para os nossos estudantes-atletas que representarão a Instituição. É muito gratificante integrarmos, mais uma vez, a delegação do IFF nos Jogos. Participamos de edições anteriores com nossos estudantes-atletas nas equipes de handebol feminino e masculino. E, este ano, ampliamos a nossa inserção com a moçada do atletismo, com um potencial enorme e a certeza de que levarão o seu melhor para as modalidades", destaca Regiane Costa, professora de Educação Física e treinadora das equipes esportivas do IFF Maricá.

Delegação do IFF tem 149 estudantes-atletas

O IFF chega à Seletiva Regional com uma delegação formada por 149 estudantes-atletas, além de 13 servidores compondo a comissão técnica, para participar das 11 modalidades em disputa: atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Chefe da delegação do Instituto, o professor Ricardo Reis, que é coordenador de Políticas Esportivas do IFF e treinador da equipe de basquete, ressalta que, mais do que disputar medalhas, os estudantes terão a oportunidade de participar de um grande evento da Rede Federal.

"A expectativa maior é que esses estudantes-atletas aproveitem o máximo para conhecer a Rede Federal na Região Sudeste, com trocas de conhecimentos e realidades tão distintas de uma região com estados tão diferentes. O outro objetivo é a classificação para a etapa nacional, que irá acontecer em outubro, em Fortaleza, no Ceará", ressalta o professor.

Os Jogos das Instituições Federais (JIF) - Etapa Sudeste, este ano, são sediados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com as disputas sendo realizadas em sua maioria no Sesc Guarapari. A cerimônia de abertura será nesta segunda-feira, às 19h, com entrada das delegações e apresentação da Companhia de Dança Andora.

Além do IFF e do Ifes, o evento terá delegações do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG); Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Colégio Pedro II (CPII); Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Esta não é a primeira vez que o Campus Avançado Maricá tem estudantes convocados para participar do JIF. Em 2018, João Vitor Neves Pereira, Ludmila da Costa Messias e Nicole Letelba Carvalho Ferreira integraram a equipe de handebol das seletivas regionais, na época, compostas em suas bases por alunos-atletas dos campi Cabo Frio (time masculino) e Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus do Itabapoana (time feminino). Em 2022, Clara Soares Peixoto participou da etapa Nacional dos Jogos, integrando a equipe de handebol feminino, formada pelo time de base do IFF Macaé.