CAMPUS MARICÁ

Esporte

JINIFF 2023: sede das finais do handebol, IFF Maricá conquista a prata no torneio feminino

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 10/07/2023 14h59, última modificação 10/07/2023 17h16
No handebol masculino, campus ficou com o bronze, após disputas com Campos Centro e Macaé, que conquistaram o ouro e a prata, respectivamente.
JINIFF no IFF Maricá

A equipe feminina de Maricá venceu o primeiro jogo contra o Campus Campos Centro

Foi suado, foi disputado e, mais do que isso, foi bonito de ver: a equipe feminina de handebol do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá ficou com a medalha de prata, após uma disputa cheia de reviravoltas no placar contra o Campus Macaé, na grande final do JINIFF 2023, os Jogos Intercampi do IFF. A etapa foi sediada pelo IFF Maricá, em seu novo ginásio poliesportivo, e incluiu ainda as partidas do masculino e a fase classificatória de duplas do tênis de mesa.

Os jogos tiveram início logo pela manhã, com as equipes masculinas de Maricá, Macaé e Campos Centro disputando partidas equilibradas. A grande final não foi diferente, com o time do Campos Centro derrotando Macaé num desempate nos minutos finais de partida. O IFF Maricá, que entrou em quadra com os alunos Isaías da Paz, Renato Assumpção, Lorham Andrade, Rodrigo Baldessarini, Marcelo Barboza, Guilherme Araujo, Francesco di Lucca, Pedro Megre, Erik dos Santos, Lucas Farias, Marcus Antônio, Vinícius Machado e Lucas Cavalcante, ficou com a medalha de bronze.

No feminino, após derrotar o Campus Campos Centro por 9x7, as meninas de Maricá entraram em quadra para a grande final, contra a equipe de Macaé, levantando a torcida. Em uma partida apertadíssima, com igualdade no placar durante praticamente todo o jogo, as visitantes conseguiram abrir vantagem de dois gols no último minuto, fechando o placar em 10x8 e conquistando o ouro. As medalhistas de prata pelo IFF Maricá foram as alunas Nathalia Grijó, Cintia Nunes, Clara Peixoto, Camila Vieira, Vivian Damásio, Lívia Araujo, Evelyn Santiago, Vitória Pires, Mariana Martins, Yasmin Dias, Maria Inez e Maria Eduarda Martins.

Coordenadora local do JINIFF, a professora de Educação Física e treinadora das equipes de handebol, futsal, basquete, atletismo e vôlei de praia do IFF Maricá, Regiane Costa, explica que a oportunidade de sediar, pela primeira vez, a etapa final do handebol reafirma o compromisso do campus com o esporte e suas interfaces enquanto componente da educação integral defendida pela Instituição.

"Sentir a energia da torcida, acompanhar a dedicação dos estudantes e a alegria em receber em nossa escola outros campi foi uma experiência marcante, que deixou um gostinho de 'quero mais'. Certamente, nos empenharemos em mediar outras atividades esportivo-culturais em nosso campus", destacou a professora, que vem treinando os times especificamente para o JINIFF há dois meses: "Sobre nossas equipes de handebol, só tenho a agradecer pela parceria durante os treinos, as conversas e os jogos. Nossos estudantes-atletas entregaram toda a vontade e bravura, realizando jogos com placares apertados, cujos detalhes técnicos e táticos fizeram a diferença. Cada gol e cada defesa traduziam a nossa alegria e levantava a nossa torcida numa verdadeira festa do handebol".

Segundo o coordenador de Políticas Esportivas da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade do IFF, Ricardo Reis, os Jogos têm papel fundamental na formação dos estudantes-atletas do Instituto.

"Essa foi uma etapa brilhante do JINIFF, com disputas equilibradíssimas, que mostram também um fortalecimento das nossas políticas esportivas. Mais importante do que a classificação para o JIF Regional é termos a oportunidade de fortalecermos nosso intercampi, passando para nossos estudantes-atletas a importância de que joguem com respeito e que, acima de tudo, são todos colegas de um mesmo IFF", ressaltou o professor Ricardo Reis, que foi o responsável pela entrega das medalhas de ouro aos vencedores dos Jogos.

Campus acumula 14 medalhas na competição

Para o IFF Maricá, o JINIFF 2023 tem sido marcado por estreias. O campus, que entrou em funcionamento em 2015, conquistou este ano, pela primeira vez, medalhas na competição. E não foram poucas: são 14 pódios até agora, sendo 12 deles no atletismo, além da prata e do bronze no handebol. Também foi a primeira vez que o campus sediou uma final dos Jogos, com a estreia do novo ginásio poliesportivo num evento oficial. Outra novidade, lembra a professora Regiane Costa, foi a participação dos alunos na modalidade de tênis de mesa.

"No tênis de mesa foi importante ter a nossa dupla masculina participando, pois foi a nossa primeira participação nessa modalidade, no JINIFF. Pretendemos incentivar a vivência do tênis de mesa em nossa escola, agregando mais interessados e possibilitando o aprendizado desse esporte", destacou a professora.

A classificação na modalidade de duplas do tênis de mesa não veio desta vez para o IFF Maricá, com a vaga na grande final ficando para o Campus Macaé. Mas ainda há a oportunidade na modalidade individual, cuja seletiva acontecerá na próxima sexta-feira, 14 de julho, no IFF Macaé. No mesmo dia, acontecerão também as seletivas do basquete e do xadrez, com a participação de estudantes-atletas do IFF Maricá, em Quissamã.