CAMPUS MARICÁ

Notícias

Esporte

Jogos Comunitários do IFF Maricá chegam ao fim com festa, emoção e a União 3A no lugar mais alto do pódio

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 05/11/2026 14h47, última modificação 05/11/2026 14h53
Depois de três semanas de jogos e integração, competição movimentou o IFF Maricá nesta quarta-feira, 4 de novembro, com finais disputadas, arquibancada animada e o anúncio da grande campeã.
Jogcom no IFF Maricá

A União 3A foi a grande campeã do II JOGCOM

Teve torcida fazendo barulho, atletas dando o melhor em quadra e muita emoção a cada disputa: o ginásio poliesportivo do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá foi palco, nesta quarta-feira, 4 de novembro, de um encerramento cheio de energia para o II JOGCOM, os Jogos Comunitários do campus. 

E quem terminou a competição no topo foi a União 3A, formada por estudantes do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados, que conquistou o título campeã geral da competição, com 155 pontos.

A decisão reuniu as seis Uniões participantes em uma tarde de finais nas modalidades tênis de mesa, futsal, handebol e vôlei. Foram partidas que prenderam a atenção de quem acompanhava das arquibancadas e deram ainda mais emoção ao último dia de uma competição que, durante três rodadas, transformou o esporte em ponto de encontro da comunidade acadêmica.

Confraternização antes das finais

A programação começou pela manhã, com momentos de confraternização e uma apresentação teatral do grupo do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) do campus. Servidores e funcionários contratados participaram de uma partida de câmbio, enquanto ex-alunos disputaram um amistoso de handebol. Foi realizada ainda uma partida de pique-bandeira no quintal.

Com o lema “Quanto vale um território?”, o JOGCOM foi além das disputas esportivas. A proposta mobilizou estudantes em atividades que estimularam o trabalho em equipe, a criatividade, a participação e o sentimento de pertencimento. 

A diretora de Políticas de Formação Integral do IFF, Josemara Pessanha, acompanhou as finais e ressaltou a importância da iniciativa para a formação dos estudantes.

“O JOGCOM é, para mim, um projeto potencializador de formação humana, com o incentivo ao esporte educacional, trazendo inúmeras possibilidades para todas e todos, como o trabalho em equipe, fomento à criatividade, inclusão e engajamento de estudantes, promovendo o protagonismo na mobilização das equipes, com a torcida e com servidores”, destacou.

Josemara também acredita que as vivências proporcionadas pela competição vão permanecer na memória dos participantes. 

“Tenho certeza que essa experiência ficará na memória dos envolvidos e várias histórias serão contadas a partir dessas vivências proporcionadas na escola”, afirmou.

Resultados

Redação

▪️1º lugar: Gabrielly Paulo (U3B)

▪️2º lugar: Nina Paula (U3A)

▪️3º lugar: Pietro Coutinho (U2A)

 Xadrez

▪️1º lugar: U3B

▪️2º lugar: U1B

▪️3º lugar: U3A

 Tênis de mesa feminino

▪️1º lugar: Manu (U2A)

▪️2º lugar: Giselle (U2B)

▪️3º lugar: Yasmin (U3A)

 Tênis de mesa masculino

▪️1º lugar: Miguel (U3A)

▪️2º lugar: Lucas (U3B)

▪️3º lugar: Jorge (U3A)

 Tênis de mesa dupla mista

▪️1º lugar: Manu e Gabriel (U3A)

▪️2º lugar: Ananda e Rafael (U2B)

▪️3º lugar: Julia e Guilherme (U1A)

 Futsal feminino

▪️1º lugar: U2A

▪️2º lugar: U1A

▪️3º lugar: U3A

 Futsal masculino

▪️1º lugar: U3B

▪️2º lugar: U1A

▪️3º lugar: U3A

 Handebol feminino

▪️1º lugar: U3A

▪️2º lugar: U3B

▪️3º lugar: U2A

 Handebol masculino

▪️1º lugar: U3A

▪️2º lugar: U1A

▪️3º lugar: U3B

 Vôlei feminino

▪️1º lugar: U2A

▪️2º lugar: U2B

▪️3º lugar: U3B

 Vôlei masculino

▪️1º lugar: U3A

▪️2º lugar: U1A

▪️3º lugar: U3B

 Torcida

▪️1º lugar: U1A

▪️2º lugar: U3A

▪️3º lugar: U3B

Classificação geral

Colocação

União

Pontuação

1º

U3A

155

2º

U3B

127

3º

U1A

117

4º

U2A

103

5º

U2B

96

6º

U1B

70