CAMPUS MARICÁ

Notícias

Capacitação

Jogos, debates e protagonismo estudantil marcam a Mostra das Profissões 2025 do IFF Maricá

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 23/09/2025 17h33, última modificação 23/09/2025 17h43
Evento terminou nesta terça-feira, 23 de setembro, reunindo alunos de Edificações e Meio Ambiente em uma série de oficinas e palestras.
Mostra das Profissões 2025 do IFF Maricá

As atividades práticas foram o destaque da programação.

Que tal aprender um pouco mais sobre temas complexos como tecnologia da construção, projeto de móveis e planejamento urbano por meio de jogos e desafios? Essa foi a proposta de uma série de oficinas que marcaram a Mostra das Profissões 2025 do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá.

O evento, que teve início no sábado letivo de 20 de setembro e terminou nesta terça-feira, 22, teve ainda um toque especial de protagonismo dos alunos do campus. Isso porque foram os próprios estudantes, com o auxílio de professores coordenadores, os responsáveis por organizar e ministrar as atividades aos colegas de curso.

Na oficina EdIFFCasa, por exemplo, jogos de tabuleiro criados pelas alunas do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, sob orientação da professora Daniela de Paula, foram a ferramenta educacional usada no ensino sobre processos construtivos de uma casa.

A ideia surgiu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das estudantes e está em fase final de preparação para poder ser aplicado em turmas de crianças e adolescentes na faixa dos 10 a 14 anos.

“O objetivo do jogo é trabalhar com alunos do Ensino Fundamental esse que é um tema  bastante técnico, mas de forma acessível e divertida. E, também, não deixa de ser uma forma de divulgarmos o nosso curso entre esse público, que futuramente poderá se interessar em estudar Edificações conosco”, destacou a professora Daniela de Paula.

As disputas foram acirradas também na oficina do projeto PlanCity. Nesse, em vez de tabuleiro, é usado jogo de cartas para trabalhar temas relacionados a planejamento urbano. Outra atividade que mobilizou os alunos foi a oficina “Automação e IA em Edificações: projetando a cada inteligente do futuro”, em que dois grupos disputaram o título de melhor projeto, a partir de uma planta residencial.

“A gente pensou nesse tema para a oficina por entender que o técnico do futuro é aquele que consegue se adaptar aos diferentes métodos disponíveis, sejam eles os tradicionais ou as novidades que vão surgindo no mercado”, explicou o estudante do 3º ano do Curso Integrado em Edificações Marcelo Barboza, que foi um dos responsáveis pela oficina.

Atividades práticas e palestras também fizeram parte da programação

Ao longo da programação, os estudantes puderam participar de atividades práticas como a oficina de arteterapia, que usou papel e canetas coloridas para estimular a criatividade, e a oficina de ensino de plantio de hortaliça, em que foi preciso colocar a mão na terra para conhecer as possibilidades de produção de mini hortas em casa. 

Houve ainda, entre as atrações organizadas pelos estudantes, momentos de debates sobre temas atuais, como educação ambiental crítica e os riscos ambientais que perduram no antigo aterro sanitário de Jardim Gramacho, além de uma série de apresentações sobre possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

O evento teve também a palavra de especialistas, em três palestras e uma roda de conversa promovidas pela comissão organizadora. No sábado letivo de 20 de setembro, o campus recebeu os técnicos Gabriel Conceição, da Empresa Fluminense de Serviços, e Ana Carolina de Mattos, da Scalle Construções, Reformas e Instalações, para uma palestra sobre o mercado de trabalho. Na sequência, houve uma roda de conversa ex-alunos do campus.

Na segunda-feira, 22, foi a vez da pedagoga Rita Cardoso, que ministrou a palestra “Sonhar, planejar, realizar: comece hoje a jornada rumo ao seu futuro”, enquanto na terça-feira, 23, o biólogo Péricles Muniz falou sobre as possibilidades do profissional de Meio Ambiente no contexto das ações de campo.

A Mostra das Profissões é um evento realizado anualmente no IFF Maricá, voltado aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente do campus, e que este ano chegou a sua sétima edição.