CAMPUS MARICÁ

Pesquisa

Lançado livro que traz artigos produzidos por alunos do IFF Maricá para o Prêmio Novos Pesquisadores

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 17/11/2022 18h18, última modificação 17/11/2022 18h18
Publicação traz os 20 artigos finalistas da premiação do ano passado, cujo primeiro lugar na categoria Ensino Médio ficou com uma aluna de Edificações do IFF Maricá.
Prefeitura-de-Marica-entrega-livro-com-artigos-cientificos-do-4o-Premio-Novos-Pesquisadores-2.jpg

A entrega dos livros foi feita aos autores dos artigos. Foto de divulgação: Prefeitura de Maricá/ Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, realizou nesta quinta-feira, 17 de novembro, o lançamento e entrega aos autores do livro com a publicação dos 20 artigos científicos finalistas da 4ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores, que foi realizada em 2021.

“É uma sensação indescritível ter meu trabalho publicado em um livro, que é algo que sempre valorizamos. Foi incrível falar sobre a minha cidade, que eu amo e sou uma super fã, moro aqui desde que nasci e trazer esse conhecimento foi incrível e importante demais para a população também”, contou a ex-aluna do IFF Maricá Caroline Costa Barbosa, que foi a vencedora, da categoria Ensino Médio, do 4º Prêmio Novos Pesquisadores, enquanto cursava o 3º ano do Curso Técnico em Edificações no Instituto.

O livro abrange os trabalhos elaborados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, de escolas publicas e privadas, situadas em Maricá, que foram finalistas da premiação.

“Essa entrega dos livros coroa o projeto Novos Pesquisadores pois, a partir do momento que está registrado, levamos o conhecimento a todos. Essa é a primeira vez que fazemos uma cerimônia de entrega do livro para os autores dos artigos. Fizemos isso para dar o valor que eles merecem pelo esforço na elaboração dos artigos científicos relacionados a Maricá. Acredito que o livro incentiva ainda mais os alunos a participarem do prêmio. Nosso objetivo principal é a popularização da ciência”, afirmou Marcos Ribeiro, secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações.

O Prêmio Novos Pesquisadores é voltado ao estímulo da produção científica pelos estudantes da educação básica e, desde sua primeira edição, conta com alunos do IFF Maricá entre os finalistas. Em 2021, três artigos produzidos no campus ficaram entre os dez finalistas, sendo o trabalho "O autismo em Maricá: a importância do diagnóstico precoce", escrito por de Caroline Costa Barbosa, sob orientação do servidor Gabriel Gonçalves da Silva, o grande vencedor.

Seis alunos do IFF são finalistas em 2022

Este ano, o IFF Maricá conta com seis artigos entre os finalistas da 5ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores. O resultado preliminar dos vencedores foi divulgado nesta quarta-feira, 16 de novembro, e o período para recurso será nos dias 21 e 22 de novembro, na sede da secretaria, que fica na Rua Eugênia Modesto da Silva, 276, Parque Eldorado. A divulgação do resultado final esta prevista para ser feita até o dia 28 de novembro.