CAMPUS MARICÁ

Mobilização nacional de prevenção e redução de riscos de desastres terá ações no IFF Maricá

por admin publicado 27/09/2023 10h51, última modificação 26/10/2023 16h18
Campanha #AprenderParaPrevenir está em sua sétima edição e, este ano, conta com uma professora do IFF como representante da Região Sudeste entre os cinco mobilizadores nacionais das ações.
Photo 2023 09 22 07 39 41 1

Até o dia 31 de outubro, estão abertas as inscrições a 7ª Campanha #AprenderParaPrevenir, uma ação de mobilização nacional promovida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e que, este ano, conta com a professora Elane Carvalho, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, como representante da Região Sudeste entre os cinco mobilizadores nacionais do programa.

De acordo com a professora, o objetivo da campanha é gerar um movimento de ações concretas na sociedade para falar sobre os temas da mudança climática e de eventos extremos, além da criação de uma cultura de prevenção.

"Vivemos uma emergência climática. Já estamos enfrentando desastres socioambientais nas cidades, principalmente as costeiras, a exemplo do que agora está acontecendo no Estado do Rio Grande do Sul. Estes eventos tendem a se tornar mais frequentes e intensos. Daí a importância de trabalharmos nos grupos e coletivos variados a educação ambiental voltada para a prevenção e redução de riscos de desastres. Só uma mudança de hábitos e de mentalidades nos possibilitará desenvolver cidades mais sustentáveis e resilientes", destaca Elane Carvalho.

Mas é importante ter atenção, pois as inscrições não são individuais, mas sim coletivas. Podem participar instituições de ensino básico, técnico e superior, defesas civis, coletivos e movimentos sociais, entre outros. Os participantes devem realizar, pelo menos, uma ação inédita de mobilização, como por exemplo produção de vídeos de até um minuto, rodas de conversa, palestras, trilhas pedagógicas e cine debates, que deverão ser documentados por meio de relatos ou registro de imagens.

No Campus Avançado Maricá, segundo a professora Elane Carvalho, será feito um trabalho com engajamento dos alunos de 1º e 3º do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente para a articulação de ações como rodas de conversa, palestras e oficinas com a comunidade local.

"Todos são chamados a colaborar nesse sentido, para a gente criar e expandir essa cultura prevencionista. O ganho maior é essa consciência do coletivo, da importância de a gente se conscientizar para criar essa cultura de prevenção e diminuição dos riscos de desastres", ressalta.

Vídeos trazem passo a passo sobre inscrição

O passo a passo de como efetuar a inscrição e as atividades propostas estão disponíveis em vídeos que podem ser acessado nos seguintes links:

Além disso, nesta quarta-feira, 27 de setembro, a partir das 14h, a professora Elane participará de uma live com os outros quatro mobilizadores nacionais da campanha. O acesso poderá ser feito pela página de Instagram @elane.philosophia. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail ecarvalho@iff.edu.br.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais é um órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden/MCTI), implantado em 2014. O Programa voltado à educação promove a difusão científica e contribui para a construção de sociedades sustentáveis e resilientes no amplo contexto da educação ambiental.

Desde 2016, a Campanha #AprenderParaPrevenir ocorre anualmente em referência ao Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres (13 de outubro). Seu objetivo é mobilizar instituições e comunidades para construir espaços de diálogo e conhecimentos sobre a Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD). A cada edição, escolas, defesas civis, universidades, instituições governamentais, ONGs e coletivos são convidados a compartilhar as ações de mobilização que contribuem na prevenção e educação de riscos de desastres.