CAMPUS MARICÁ

Inspiração

Mostra das Profissões traz para alunos do IFF Maricá histórias de sucesso de mulheres na Construção Civil

por Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 26/09/2024 20h06, última modificação 26/09/2024 20h17
Evento teve início na segunda-feira, dia 23, e segue até o próximo sábado, com programação nas áreas de Edificações, Meio Ambiente e Turismo.
Camila Mendes no IFF Maricá

Camila Mendes contou os desafios e conquistas com sua empresa de decoração rápida

Com uma programação ampla nas áreas de Edificações, Meio Ambiente e Turismo, a Mostra das Profissões 2024 do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá segue até o próximo sábado, 28 de setembro, já deixando um legado nesta edição. Ao longo do evento, os estudantes do campus estão tendo a oportunidade de conhecer algumas — de muitas — histórias inspiradoras de mulheres que tiveram suas vidas transformadas para melhor, a partir de oportunidades de trabalho na Construção Civil.

Uma delas é a de Camila Mendes, que abriu mão de uma carreira de dez anos como professora de Ensino Médio para investir em um empreendimento de decoração rápida, também conhecido como fastdecor, onde hoje atua junto com uma equipe composta exclusivamente por mulheres.

Na Mostra das Profissões, ela ministrou nesta quinta-feira, 26 de setembro, a palestra “Minha Casa Transborda”, mesmo nome de sua empresa, e dividiu com os alunos um pouco dos desafios e conquistas desses últimos quatro anos prestando serviços como instalação de marcenaria e pintura. Camila atua ainda como influenciadora digital, acumulando mais de 120 mil seguidores em sua conta do Instagram, @minhacasatransborda, onde dá dicas de decoração.

“Eu estou me sentindo muito prestigiada e lisonjeada por essa oportunidade de falar sobre a Minha Cada Transborda e dividir um pouco da minha experiência com os alunos, num espaço muito bacana, em que me senti muito privilegiada de poder participar de um momento de formação desses adolescentes”, contou Camila, logo após encerrar a palestra.

Casos reais para inspirar estudantes

Professora da área de Edificações no IFF Maricá, Carla Almeida explica que a ideia de trazer essas palestrantes para o evento é que os alunos conheçam casos reais de mulheres negras da região que atuam na Construção Civil, em diferentes nichos e com diferentes formações.

“Desde as engenheiras que tocam obras e manutenções, passando pelo coletivo de mulheres que fazem o trabalho de base das obras, como eletricistas, pedreiras, pintoras e bombeiras, à equipe de fastdecor que decora sua casa em um dia. Tem lugar para todo mundo e é possível começar de baixo e ir ganhando o mercado profissional da Construção Civil”, destaca Carla Almeida.

Também nesta quinta-feira, o campus recebeu Thais Louzeiro, engenheira e CEO da Conceito Engenharia, empresa de propriedade de duas mulheres e que atua no ramo de construções e reformas no Rio e em Niterói. A profissional debateu com os alunos sobre o trabalho na área de Engenharia a partir do empreendedorismo.

Para fechar a programação de Edificações na noite desta quinta-feira, Grazielle Vargas e Tania Quaresma, da ABC da Construção, de Maricá, participaram da mesa redonda “A importância de construir conexões”, voltada principalmente para alunos do Curso Subsequente em Edificações.

Empoderamento feminino

Outra profissional de sucesso que também passou esta semana pela Mostra das Profissões foi Geisa Garibaldi, fundadora da Concreto Rosa, empresa formada exclusivamente por mulheres na prestação de serviços de construção, reparos, reformas e elaboração de projetos. A profissional ministrou na segunda-feira, dia 23, uma palestra cuja temática principal abordou as possibilidades de se trazer diversidade para o mercado de Construção Civil.

Geisa apresenta ainda o podcast PodÉRosa, dedicado a amplificar as vozes femininas, abrindo espaço para destacar as experiências, desafios e triunfos das mulheres e formando redes de apoio e reflexão. Segundo ela, o podcast é um movimento para inspirar e empoderar mulheres, mostrando que suas vozes são fundamentais para um mundo mais justo e igualitário.

A Mostra das Profissões 2024 segue até sábado, dia 28, com uma extensa programação, que pode ser acessada em https://eventos.iff.edu.br/mostradaprofissao2024.