CAMPUS MARICÁ

Notícias

Núcleo de Estudos

Neabi do IFF Maricá promoverá nesta quarta, 07/06, debate sobre o livro Racismo Estrutural

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 06/06/2023 09h31, última modificação 06/06/2023 11h35
Bate-papo é aberto a estudantes, servidores e funcionários terceirizados do campus e abordará o primeiro capítulo do livro Racismo Estrutural, de Silvio de Almeida.

O livro Racismo Estrutural, de Silvio de Almeida, será o tema principal dos debates da 1ª Reunião Aberta do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, que acontecerá nesta quarta-feira, 7 de junho, a partir das 12h30, na sala de línguas (localizada no primeiro andar do Bloco Pedagógico, próximo ao laboratório de informática).

O bate-papo é aberto a estudantes, servidores e funcionários terceirizados do campus e será mediado pela coordenadora do Neabi, a professora Aline Carvalho, e a bolsista Julia Quintanilha. As discussões, no debate desta quarta-feira, serão relacionadas ao primeiro capítulo do livro, disponível em https://drive.google.com/file/d/13jWDA8Dsz-Ni6hmxYNi5iGnVnq-bABM_/view?usp=drivesdk.

Publicado em 2018, o livro Racismo Estrutural, de Silvio de Almeida, apresenta dados estatísticos e discute como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira, a partir de conceitos trabalhados originalmente na obra "Black Power", escrita nos anos de 1970 por Kwame Turu e Charles Hamilton.

É possível acompanhar mais informações do Neabi do Campus Avançado Maricá pela página do projeto, em https://www.instagram.com/neabimarica.