CAMPUS MARICÁ

Esporte

Polo de Iniciação ao Rugby do IFF Maricá retoma treinos nesta quarta, 02/08, após férias escolares

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 01/08/2023 14h49, última modificação 01/08/2023 14h50
Atividades são abertas a todos os estudantes do IFF que tenham idade a partir de 15 anos. Não é necessário fazer a inscrição previamente.
Treino do Polo de Rugby no IFF Maricá

Os treinos acontecem no ginásio do campus, às quartas-feiras

O Polo de Iniciação ao Rugby do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá retomará suas atividades nesta quarta-feira, 2 de agosto, após o período de férias escolares de julho. As aulas do projeto são gratuitas e acontecem uma vez por semana, sempre das 16h às 18h, no ginásio, numa versão do esporte adaptada para a quadra. Todos os estudantes do campus, que tenham idade a partir de 15 anos, podem participar das aulas.

O projeto está sendo desenvolvido no IFF Maricá desde junho, numa parceria entre a professora de Educação Física do campus, Regiane Costa, e o professor Thiago Alves, que é treinador e fundador do Grêmio Náutico Maricá e também ministra aulas de iniciação ao rugby em escolas da rede municipal de ensino.

Em junho, durante o lançamento do Polo de Iniciação, Thiago Alves detalhou os objetivos do trabalho em conjunto com o IFF:

"Todos os alunos e alunas são bem-vindos, principalmente porque o rugby é um esporte muito democrático, em que precisamos no mesmo time de jogadores grandes e pesados e jogadores magros e baixos. Cada um tem sua função em campo. O nome do nosso projeto é 'Lugar de criança é na escola jogando rugby', e já o levamos para diversas escolas aqui em Maricá, mas sempre municipais. Procuramos o IFF por ter estudantes numa faixa etária maior. A ideia do polo será a de democratizar o esporte", explicou, na época, o professor.

Mesmo quem não tenha participado das aulas no início do projeto poderá ingressar a partir desta quarta-feira. Não é necessário fazer inscrição previamente, basta comparecer no horário das atividades do polo.

O rugby é um esporte nascido na Inglaterra, no século 19, em que uma bola oval é conduzida pelos pés ou pelas mãos dos jogadores até a linha de fundo do campo, onde há uma trave semelhante a um H. O objetivo principal consiste em passar com a bola através da linha de fundo e encostá-la no chão, sendo um esporte que exige muita resistência, estratégia e habilidade dos seus atletas. Mais informações e as regras do esporte podem ser acessadas na página da Confederação Brasileira de Rugby, em https://brasilrugby.com.br/.