CAMPUS MARICÁ

Investimento

Prefeitura de Maricá anuncia intenção de ofertar cursos técnicos em convênio com o IFF

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 24/05/2022 11h38, última modificação 24/05/2022 12h16
Novidade foi compartilhada em evento promovido pela prefeitura para o lançamento de um pacote de estímulo à inovação social e desenvolvimento da ciência e tecnologia.
Jefferson em discurso no IFF maricá.JPG

O reitor Jefferson Manhães de Azevedo discursou durante a apresentação

A Prefeitura de Maricá anunciou nesta segunda-feira, 23 de maio, a intenção de ofertar até cinco cursos técnicos em convênio com o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, tendo a seleção para as primeiras turmas ocorrendo ainda este ano e o início das aulas em 2023. A novidade foi compartilhada pelo presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, durante o lançamento de um pacote de estímulo à inovação social e desenvolvimento da ciência e tecnologia da Prefeitura, no auditório do IFF.

Os novos cursos serão disponibilizados nas modalidades Concomitante — em que o aluno cursará a formação técnica no IFF e de forma simultânea o Ensino Médio em outra instituição de ensino — e Subsequente, que será voltada a quem já concluiu o Ensino Médio. Atualmente, o IFF Maricá oferece Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente, além da Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade.

Segundo o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt, o convênio do IFF com a Prefeitura será firmado por meio do ICTIM e haverá oferta de cursos em áreas diversas, de forma escalonada.

"Estamos na fase de estudos da viabilidade orçamentária e de ações, mas já está tudo bastante adiantado. A expectativa é que o processo seletivo para as primeiras turmas seja realizado ainda este ano. A princípio, as aulas não acontecerão no campus do IFF, e sim em unidades disponibilizadas pelo município, com a coordenação do Instituto Federal Fluminense. Ou seja, serão alunos do IFF, acompanhados e certificados pelo IFF, mas dentro de um projeto junto com a prefeitura", explica o diretor-geral.

Expansão do campus

Também participaram do lançamento do pacote o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo; o diretor de Relações Institucionais da Reitoria, Fernando Ferrara; o diretor de Ensino do IFF Maricá, Mendel Cesar Aleluia Oliveira; e o diretor-geral de Implantação do Campus Itaboraí, Vicente de Paulo Santos de Oliveira, além de autoridades locais, como o prefeito de Maricá, Fabiano Horta; o ex-prefeito Washington Quaquá; e a secretária municipal de Educação, Adriana Luiza Costa; e de dirigentes de instituições de ensino de todo o estado, como a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Carvalho; pesquisadores, empresários e parlamentares.

Em seu discurso, o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, destacou a importância da parceria com a prefeitura para o fortalecimento do Instituto na região.

"E importante dizer que esse campus é consequência de uma visão ousada, muito similar a que estou vendo aqui hoje. Foi a partir de uma visão estratégica da prefeitura que o Instituto Federal Fluminense pôde se tornar realidade em Maricá", disse o reitor, acrescentando que uma das possibilidades de avanço para o Campus Avançado Maricá seria a abertura futuramente de cursos técnicos e até mesmo superiores na área de Saúde, mais especificamente em Enfermagem.

A previsão é que o convênio para o lançamento dos primeiros cursos técnicos junto com a prefeitura seja assinado em breve. Após a formalização da parceria, será feita a contratação dos professores e da equipe de apoio que atuarão especificamente nesse projeto.