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Programa Jovens Talentos: conheça os projetos com seleção aberta no IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 26/03/2024 10h34, última modificação 26/03/2024 11h14
São 24 vagas em 11 projetos desenvolvidos por professores do campus, em áreas como Matemática, Meio Ambiente, Linguagem e Tecnologias Digitais, entre diversas outras.
Programa Jovens Talentos

Os bolsistas atuarão em projetos de pesquisa desenvolvidos no IFF Maricá

Seguem abertas somente até a próxima quinta-feira, 28 de março, na recepção do campus, as inscrições para para a seleção de bolsistas do Programa Jovens Talentos - 2024, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), no  Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. 

Mas, atenção candidatos: é fundamental ler atentamente o EDITAL antes de efetuar a inscrição, pois esse documento traz detalhadamente os objetivos de cada projeto, os requisitos e etapas da seleção. O documento está disponível AQUI.

São 24 bolsas em 11 projetos desenvolvidos por professores do campus, sendo que esses projetos têm objetivos distintos. Portanto, é importante conhecer cada um deles antes de escolher para quais vagas vai se candidatar. Cada estudante poderá se inscrever em até dois projetos de pesquisa.  

Podem se candidatar estudantes do 1º e 2º ano dos Cursos Técnicos Integrados e Concomitantes do campus, que tenham idade mínima de 15 anos e não completem 19 anos até 28 de abril deste ano. Além disso, os candidatos não podem ter vínculo empregatício ou outra bolsa de pesquisa, extensão e/ou cultura. Também é vetada a participação de estudantes que estejam cursando dependência em alguma disciplina. Para aqueles com 18 anos completos, será exigido o título de eleitor para inscrição no SisFAPERJ, sistema de administração das bolsas da Faperj. 

O horário reservado para orientação dos bolsistas pelo coordenador costuma ser às quartas-feiras à tarde (13h40 às 15h). O aluno que não tiver essa disponibilidade deverá consultar o orientador do projeto pretendido para confirmar a agenda de orientação.

Outra informação importante é que os alunos do 1º ano podem se inscrever nos projetos normalmente, mesmo que ainda não tenham o número de matrícula.

A carga horária dos bolsistas será de oito horas semanais, com bolsa mensal de R$ 300,00, paga pela Faperj. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição que ficará disponível, até quinta-feira, 28 de março, na recepção do Campus Avançado Maricá. Cada estudante poderá se inscrever em até dois projetos de pesquisa. As opções disponíveis são:

 

Projeto 'Fãs, entretenimento e comunidade'

O século XX testemunhou a consolidação das comunidades de fãs como uma força no contexto da cultura pop. Música, quadrinhos, filmes, desenhos animados...Não há produto da indústria cultural que não reúna em torno de si um grupo de pessoas apaixonadas que dedica considerável quantidade de tempo, energia e dinheiro a seus hobbies. Essas pessoas não vivenciam tais experiências apenas de modo individual; há conexões e laços formados a partir de interesses comuns. Com o advento das redes sociais, esses grupos ganharam novas formas e também um outro nível de influência.

O presente projeto pretende tomar como objeto de pesquisas os chamados fandons, ou seja, as comunidades de fãs. Embora tais comunidades possuam diversos meios de contato, o foco da pesquisa estará nas formas como elas se constituem online. Também será um foco da pesquisa o impacto que os fandons possuem na indústria cultural e na constituição das identidades de jovens e adolescentes no mundo contemporâneo.

Coordenação: professor Alessandro Garcia
Vagas: 3 bolsas.

Projeto 'Compartilhando saberes indígenas'

O presente projeto pretende fazer da pesquisa uma voz, a fim de que o tratamento obrigatório da questão indígena no ambiente escolar, previsto pela lei 10.639/03, não se limite às celebrações do dia "do índio". Ele tem como objetivo mapear, divulgar e incentivar a leitura de autoras/es indígenas.

Coordenação: professora Aline de Carvalho
Vagas: 2 bolsas.

Projeto 'Estudo do solo do IFF Campus Avançado Maricá: estratégias e ações para a restauração'

O solo é um importante suporte para a flora e fauna. A instalação da sede do Campus Avançado Maricá modificou as características do terreno, com consequências ao solo. A composição da flora local atualmente visa apenas a ornamentação. Percebe-se também que alguns indivíduos vegetais apresentam sintomas de nutrição inadequada. O presente projeto visa perceber as regiões do terreno do campus que estão com baixa qualidade do solo e pensar em estratégias de sucessão ecológica e adubação. Também é cogitado adicionar novas espécies vegetais da Mata Atlântica.

Coordenação: professor André Felipe Coelho
Vagas: 3 bolsas.

Projeto 'Uso de tecnologias para criar simulações: complementar as práticas experimentais nas aulas de física'

Este projeto de pesquisa tem como objetivo usar a tecnologia digital direcionada a complementar o laboratório de física, tendo o foco na produção de simulações, onde esse recurso didático trará um benefício em motivar os alunos nos conceitos envolvidos nos experimentos, um feedback com as possíveis hipóteses que podem ser trabalhadas e ter, de forma inicial, um conhecimento da prática experimental que será feita no laboratório de física. Na literatura científica, existem diversas orientações para criar a sua própria simulação usando a tecnologia, por exemplo, os softwares Modellus e GeoGebra. Por fim, além de estimular o aluno a interagir, previamente, com os conteúdos de física e, posteriormente, com o experimento usando os materiais, no laboratório de física, o professor de física também pode desenvolver a sua própria simulação colocando as suas ideias em prática, em vez de investir um tempo na internet procurando algo pronto que atende o seu planejamento.

Coordenação: professor Francismar Berquó
Vagas: 2 bolsas.

Projeto 'O uso da plataforma Sratch como recurso didático no ensino de Física usando a temática Meio Ambiente' 

Este projeto de pesquisa tem como objetivo unir alguns fenômenos referentes ao meio ambiente como o aquecimento global e a crise energética, os conteúdos de Física voltados para esses fenômenos e os jogos didático virtuais. Compartilhar essas informações ao mesmo tempo de forma lúdica traz um desafio muito grande para cada um dos temas propostos. Sobre o uso dos jogos didáticos em sala de aula, às vezes, traz um grande desafio para o professor de física que é encontrar um material específico que se encaixa com os conteúdos que estão sendo trabalhados. Para contornar esse desafio em utilizar jogos didáticos virtuais, a plataforma Scratch será o meio para por as ideias do professor em prática. Em paralelo, os conteúdos de física que serão selecionados serão essenciais para explicar/analisar esses eventos ambientais citados acima que é de grande importância para a população mundial, onde debates são realizados, constantemente, em eventos científicos, voltados para essa área do conhecimento, como os congressos. Por fim, mais detalhes sobre esse projeto de pesquisa serão explicados nos próximos itens com a finalidade de melhorar o ensino e aprendizagem de física como criar um jogo didático virtual, onde o professor de física não precisa ser um especialista em programação, precisa ter criatividade, ideias e saber utilizar a plataforma específica para por em prática o que quer produzir.

Coordenação: professor Francismar Berquó
Vaga: 1 bolsa.

Projeto 'Por uma educação ambiental crítica'

Este projeto tem por objetivo estudar a educação ambiental crítica, no contexto do município de Maricá/RJ. A pesquisa se enquadra como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa. Em uma primeira etapa, procederemos à revisão bibliográfica e documental sobre o tema; em um segundo momento, pretendemos elaborar e executar um projeto ou ação de intervenção na realidade – como, por exemplo: curso, minicurso, oficina, material educativo etc.. Assim sendo, espera-se que o/a bolsista desenvolva ações de pesquisa (leitura, escrita, levantamento de dados, análises), ensino (atividades voltadas para o ensino-aprendizagem, incluindo a elaboração de planos de aula/curso, “transmissão” de conhecimentos) e extensão (inciativas educativas/culturais/científicas para compartilhar com a sociedade/público externo os conhecimentos produzidos pelo instituto).

Requisitos: Ter cursado com êxito uma das seguintes disciplinas: Educação Ambiental, Saúde e Sustentabilidade (EASS – 1º ano MA) ou Metodologia e Práticas de Pesquisa (MPP – 1º ano ED).

Coordenação: professora Tassia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro
Vagas: 2 bolsas.

Projeto 'Mobile Learning: um estudo sobre o uso de aplicativos educacionais para ensinar e aprender Inglês' 

A presente pesquisa buscará investigar a relação entre os dispositivos móveis e a aprendizagem da língua inglesa, em especial, através do uso de aplicativos educacionais, como jogos e ambientes virtuais de aprendizagem. Tendo em vista a existência de uma enorme quantidade de aplicativos para dispositivos móveis, voltados para a aprendizagem de inglês, o objetivo da pesquisa é empreender um levantamento desses aplicativos, analisando suas características gerais para o ensino das quatro habilidades linguísticas, a saber, produção escrita, produção oral, compreensão escrita e compreensão oral, dentre outros aspectos pertinentes aos aplicativos, como feedback, acessibilidade, preço e nivelamento. Outro objetivo deste estudo é implementar os resultados com alunos que necessitem reforçar suas habilidades linguísticas. Espera-se que o aluno/bolsista possua conhecimento intermediário em língua inglesa e facilidade de comunicação para ensinar a língua para os colegas. Busca-se, assim, contribuir para a reflexão teórica e prática sobre as possibilidades e dificuldades do uso de aplicativos educacionais para fins pedagógicos.

Coordenação: professora Thamiris Oliveira de Araújo
Vagas: 3 bolsas.

Projeto 'Lema_Jogos: desenvolvendo atividades e jogos para o ensino de Matemática'

O laboratório de ensino de matemática (LEMA) é o local onde concentramos objetos manipuláveis e materiais diversificados, capazes de produzir atividades didáticas que fogem do tradicional, mudando a rotina da sala de aula e adicionando o caráter lúdico a ela.

O objetivo deste projeto é desenvolver jogos e materiais manipuláveis com propósitos pedagógicos, aumentando o acervo do LEMA IFF Maricá. Além disso, queremos também disseminar o ensino lúdico em nossa comunidade, ofertando oficinas compostas por um compilado dos materiais desenvolvidos, como uma forma de promover motivação de aprendizagem, incentivar o desenvolvimento de autoconfiança, de organização, atenção, raciocínio lógico, entre outras habilidades.

Se você gosta de jogos, tem facilidade com conceitos matemáticos, é curioso e criativo, convidamos a fazer parte da nossa pesquisa.

Coordenação: professora Viviane Lagdem
Vagas: 3 bolsas.

Projeto 'Ecossistema em um pote'

Os principais fatores ambientais que regulam a qualidade ecológica de um determinado ecossistema podem ser conhecidos e acompanhados. Quando os mesmos estão em níveis adequados o equilíbrio ecológico dinâmico resultante produz ecossistemas saudáveis. Por outo lado, o desequilíbrio de tais parâmetros pode resultar em um colapso ambiental destrutivo, levando, até mesmo, ao desaparecimento do ecossistema. O mais grave é que muitas vezes esses desequilíbrios são produzidos por ações antropogênicas.

Este projeto visa replicar em pequena escala alguns ecossistemas, utilizando sistemas de terrários fechados, e estudar o efeito que as alterações nos fatores ambientais regulatórios podem produzir sobre os mesmos.

Coordenação: professor Emerson Brum Bittencourt
Vagas: 2 bolsas.

Projeto 'Clube de Astronomia Nelson Travnik: utilizando a astronomia na divulgação científica em Maricá' 

O projeto surgiu do apoio do IFF às assim chamadas "demandas induzidas de Extensão"; graças a um edital interno, foi possível a aquisição de telescópios e de outros dispositivos interessantes para uso no projeto. Pretende-se, como Objetivo Geral, promover a divulgação científica através do estudo e da pesquisa sobre Astronomia; e, como Objetivos Específicos, pode-se ressaltar:

  • despertar nos jovens do IFF Campus Avançado Maricá o genuíno interesse pela Astronomia;
  • trabalhar com a divulgação científica em eventos como Jornadas Astronômicas, Passeios ao Observatório, Feiras de Ciências e Noites de Observação na cidade de Maricá;

Coordenação: professora Elane Carvalho
Vagas: 2 bolsas.

Projeto '#MaricáMaisResiliente'

O projeto tem como Objetivo Geral contribuir, em parceria com a Defesa Civil de Maricá, para aumentar a resiliência da cidade, principalmente fazendo os alunos atuarem na conscientização de jovens e crianças de Maricá para um aumento de percepção de risco, da informaçâo sobre como evitar ou mitigar desastres. E tem como Objetivos Específicos: 1. Avançar no ensino/aprendizagem da Ética Aplicada usando Metodologias Ativas de Aprendizagem; 2. Colaborar com a Defesa Civil através de jogos de tabuleiro e digital, aplicação de Simulação Climática (C-ROADS e EN–ROADS) e outras ações de Educação Ambiental, visando a Prevenção e Redução de Riscos de Desastres, para um efetivo aumento da percepção de riscos e de ameaças, e da divulgação de informações relevantes sobre Mudanças Climáticas, Eventos Extremos e Racismo Ambiental; 3. fortalecer o engajamento do IFF, bem como de outras escolas da rede pública de Maricá, na Campanha #AprenderParaPrevenir. 

Coordenação: professora Elane Carvalho
Bolsa: 1 vaga.

Atividades terão início em julho

O processo seletivo será feito pelos coordenadores dos projetos e acontecerá entre os dias 3 e 11 de abril. A previsão é que o resultado seja divulgado em 15 de abril com atividades dos bolsistas previstas entre os dias 1º de julho de 2024 e 31 de dezembro de 2025.

Antes de efetuar a inscrição, é fundamental que o candidato leia atentamente todo o edital da seleção, que pode ser acessado AQUI

 

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