CAMPUS MARICÁ

Rendas do Petróleo

Projeto de educação ambiental da Petrobras promove roda de diálogo com estudantes do IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 11/11/2022 14h15, última modificação 11/11/2022 17h56
Na ação, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a formação de um conselho consultivo da sociedade civil para acompanhar o gasto do município com os royalties do petróleo.
Projeto de Educação Ambiental no IFF Maricá

A equipe do projeto promoveu um debate com os alunos do IFF

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá recebeu na quarta-feira, 9 de novembro, uma equipe do Projeto de Educação Ambiental Rendas do Petróleo (PEA Rendas) - Tecendo a Participação Popular para uma roda de diálogo com alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Meio Ambiente e Edificações sobre a formação de um conselho consultivo da sociedade civil para acompanhar o gasto do município com os royalties do petróleo.

A atividade foi organizada pela professora Elane Carvalho, com o objetivo de apresentar aos estudantes o projeto de educação ambiental e estimulá-los a participar das discussões propostas no conselho. A ação, inicialmente, tem previsão de durar três anos e meio, nos municícpios de Maricá, Niterói, Guapimirim e Paraty.

Durante a reunião, os cinco mediadores da equipe apresentaram aos alunos as atividades do PEA Rendas, que é uma ação promovida pela Petrobras, a partir de exigência feita pelo Ibama para as empresas exploradoras de petróleo e gás. O projeto atua na vertente da educação ambiental crítica, com o objetivo mitigar impactos relacionados ao recebimento municipal das rendas do petróleo. Houve ainda uma dinâmica de grupo com alunos, além de debates propostos na roda de diálogo, como ocupação do espaço marinho, aumento populacional e do custo de vida, ocupação e uso de solo, pressão sobre a infraestrutura urbana, social e de serviços e os royalties.