CAMPUS MARICÁ

Notícias

Meio Ambiente

Projeto desenvolvido no IFF Maricá fica em 1º lugar em premiação da Mostra de Extensão

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 16/10/2025 18h04, última modificação 16/10/2025 18h04
Trabalho é voltado à oferta de formação em Educação Ambiental, de forma gratuita e acessível para a comunidade de Maricá.
Mostra de Extensão tem trabalho do IFF Maricá premiado

O trabalho foi apresentado no formato banner pela equipe do projeto.

Um projeto desenvolvido no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá para ofertar formação em Educação Ambiental, de forma gratuita e acessível para a comunidade, ganhou nesta quinta-feira, 16 de outubro, o 1º lugar na categoria Meio Ambiente, em solenidade de premiação da XVII Mostra de Extensão da Uenf, IFF, UFF e IX da UFRRJ, realizada em Campos dos Goytacazes.

O trabalho coordenado pela professora de Geografia do campus Tassia Cordeiro, com os estudantes bolsistas do Ensino Técnico em Meio Ambiente Luciano Alves Junior e Marcos André Silva, foi apresentado no evento acadêmico ao lado de outros 108 projetos desenvolvidos no IFF, distribuídos pelas categorias "Comunicação", "Cultura", "Direitos Humanos e Justiça", "Educação", "Meio Ambiente", "Saúde", "Tecnologia e Produção" e "Trabalho".

"O projeto de extensão 'Formação em Educação Ambiental' nasce do entendimento da crise ambiental em que vivemos, bem como da predominância de ações de educação ambiental pontuais, descontextualizadas e individualistas, que não favorecem uma compreensão da complexidade da questão ambiental. Contribuiu para esse cenário, a falta de uma formação sólida em educação ambiental. Assim sendo, procuramos qualificar profissionais da Educação e do Meio ambiente, por meio da Educação Ambiental Crítica, considerando a totalidade, a historicidade e os conflitos ambientais", explica a coordenadora Tassia Cordeiro.

A primeira edição do curso "Introdução à Educação Ambiental", ofertado a partir do projeto, foi realizada entre os meses de setembro e outubro deste ano, com abertura de 35 vagas para a comunidade interna e externa. Para fundamentar a capacitação, a equipe formada pela professora e os bolsistas se debruçou sobre uma ampla pesquisa bibliográfica e documental, além de realizar um trabalho de campo na Área de Proteção Ambiental de Maricá e na Comunidade de Pescadores de Zacarias, para entender melhor a realidade local.

Ao longo das aulas, foi priorizado o uso de debate em sala, onde os participantes tiveram contato com a história da Educação Ambiental, os marcos legais, as concepções e macrotendências na área, bem como práticas e metodologias. Atualmente, a equipe prepara uma oficina abordando aspectos ambientais na construção de um resort na Restinga de Maricá, além de um vídeo sobre racismo ambiental, voltados aos estudantes.

"Para tanto, o trabalho e dedicação dos bolsistas, Luciano e Marcos André, estão sendo fundamentais", parabeniza Tassia.

A entrega da premiação aos melhores projetos de 2025 do IFF em cada categoria aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 16, no auditório do Centro de Convenções da Uenf, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a XVII Mostra de Extensão da Uenf, IFF, UFF e IX da UFRRJ foi realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, com uma programação diversificada, que além dos trabalhos de extensão, contou com palestras e apresentações culturais.