CAMPUS MARICÁ

Atividade extra

Projeto do IFF Maricá dá início a vivências esportivas e culturais, às quartas-feiras, para alunos

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 09/11/2022 15h14, última modificação 09/11/2022 15h59
A ação faz parte do projeto 'Se-movimentar em tempos de ressignificação da vida após a pandemia' e busca criar novos espaços de integração e de estímulo a atividades corporais.
Handebol no IFF Maricá

A primeira ação do projeto foi voltada a prática de handebol

Estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participaram na tarde desta quarta-feira, 9 de novembro, de um momento de vivência esportiva, em que puderam aprender e praticar princípios básicos do handebol. A ação faz parte do projeto "Se-movimentar em tempos de ressignificação da vida após a pandemia", coordenado pela professora Regiane Costa, com o objetivo de criar novos espaços de integração e estímulo a práticas esportivas entre os alunos no campus.

"A ideia é nos reunirmos sempre nas tardes de quarta-feira para vivenciar práticas esportivas ou culturais, sendo uma nova atividade a cada semana, como basquete, futsal ou teatro, por exemplo. Os alunos não precisam fazer inscrição previamente nem mesmo ter conhecimento do esporte. A ideia é que não seja como um treino de equipe tradicional, mas sim um espaço aberto para agregar novos praticantes em nosso campus", explica a professora de Educação Física.

A ação está sendo realizada em parceria com o Grêmio Estudantil e com o projeto Movimenta, coordenado pela professora de Artes do IFF Maricá, Manuela Nogueira, com fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

De acordo com a bolsista do projeto Movimenta e aluna do 2º ano do Curso Técnico em Edificações, Maria Eduarda Chatack, inicialmente está sendo feito um levantamento de demandas entre os estudantes para elencar as atividades a serem oferecidas nas próximas semanas. Os cartazes com qr code para acessar o questionário estão disponíveis no ginásio e na secretaria do campus.

"Essa é uma ação muito positiva para nós estudantes, até pelo IFF ser uma instituição de ensino em tempo integral. A gente precisa desses espaços para cuidar do corpo e da mente. Então, a proposta é que essas vivências sejam uma oportunidade para que todos possam praticar atividades físicas, se integrar com outras turmas, criar novas amizades, além, é claro, de treinar, aprender e evoluir aos poucos nesses esportes e atividades culturais", ressalta a estudante.

Para participar, basta comparecer às quarta-feira, a partir das 13h, ao ginásio esportivo ou outro local onde as atividades da semana estejam sendo realizadas. É possível obter mais informações com o Grêmio Estudantil e com as professoras Regiane e Manuela.