CAMPUS MARICÁ

Exame

IFF Maricá receberá inscrições, a partir de 20/06, para aulas preparatórias de redação para o Enem

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 15/06/2022 15h05, última modificação 01/09/2022 12h16
Vagas do projeto 'Texto Meu, Texto Mil' são abertas a estudantes do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e em Meio Ambiente do campus.

A partir da próxima segunda-feira, dia 20 de junho, estarão abertas as inscrições para a turma deste ano do projeto de ensino "Texto Meu, Texto Mil", do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, voltado aos estudantes do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e em Meio Ambiente.

Os interessados deverão preencher o formulário disponível na recepção do campus. O preenchimento das 30 vagas será por ordem de inscrição.

*Atualização: devido à grande procura, as inscrições foram encerradas na manhã da própria segunda-feira (20/06), com o preenchimento de todas as vagas disponibilizadas.

O projeto "Texto Meu, Texto Mil" é desenvolvido pela professora do IFF Maricá Raquel Freitas de Lima, desde 2017, e este ano conta com a participação também da professora Aline Azevedo de Carvalho. Até o fim do ano letivo de 2022, os matriculados no projeto terão aulas preparatórias de redação, com uma série de exercícios de prática textual, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

"O objetivo desse projeto é proporcionar uma preparação ampla e com foco nas cinco competências do Enem para produção do texto dissertativo, envolvendo os participantes em temáticas atuais e aumentando suas chances de um texto mil no Exame", ressalta a professora Raquel.

Ex-aluna do IFF Maricá, Jaqueline Ribeiro é um dos frutos do "Texto Meu, Texto Mil". Ela foi uma das primeiras participantes do projeto e, hoje, cursa Direito na UERJ.

"Como a professora Raquel já havia sido corretora do Enem, as dicas que ela dava foram de muita importância na hora da prova. Apesar de ter feito o Pré-vestibular Social da Prefeitura e um outro para a segunda fase da Uerj, eu senti que, na parte da Redação, eu consegui ter um aproveitamento melhor nas aulas que foram ministradas dentro do projeto do IFF. Isso porque havia mais tempo para tirar dúvidas e discutir os temas com calma", conta a universitária, que alcançou 920 pontos na redação do Enem e 16 na da UERJ.

As aulas do "Texto Meu, Texto Mil" este ano acontecerão às segundas-feiras, das 15h às 17h, e terão início no dia 5 de julho. Em caso de dúvidas, é possível obter mais informações com a professora pelo e-mail raquel.f@gsuite.iff.edu.br.