CAMPUS MARICÁ

#VEMPROIFF

Prorrogada até 02/02 matrícula para cursos técnicos do Formatec, no IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 01/02/2024 19h49, última modificação 01/02/2024 19h49
As matrículas dos candidatos classificados no sorteio público e convocados na segunda reclassificação poderão ser feitas até esta sexta-feira, dia 2, pela internet.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá publicou nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, o Comunicado nº 12, que estabelece a prorrogação do prazo de matrícula para os candidatos classificados para as 400 vagas em Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes pelo Programa Formatec: Maricá+Técnico. As matrículas poderão ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 2 de fevereiro.

Vale ressaltar que as matrículas são realizadas, exclusivamente, de forma on-line. Os candidatos convocados deverão acessar o Portal gov.br, disponível no link https://www.gov.br/pt-br. Após acesso no Portal gov.br, o candidato deverá clicar no link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/matricular-se-em-curso-de-educacao-profissional-tecnica-educacao-de-jovens-e-adultos-integrado-e-subsequente-ifflu, para realizar os procedimentos de envio das digitalizações dos documentos solicitados.

Os candidatos que necessitarem poderão ir pessoalmente ao campus para serem orientados e realizar a matrícula em um computador disponibilizado pela Coordenação do Formatec para este fim. Não haverá matrícula com documentos físicos ou seja, é preciso levar toda a documentação exigida no edital já digitalizada.

Matrícula Condicional

Os candidatos sorteados para fazer a matrícula na modalidade Concomitante, mas que ainda estejam concluindo o Ensino Fundamental, e aqueles selecionados para o Subsequente que estejam terminando o Ensino Médio deverão solicitar a MATRÍCULA CONDICIONAL. A comprovação dos documentos deverá ser feita conforme o Comunicado nº 3 disponível no Portal de Seleções do IFF.

A matrícula condicional é o procedimento inicial do ato administrativo da matrícula que somente será concluído com a entrega, análise e aprovação da documentação, no prazo e forma estabelecidos pelo IFF. Este formato de matrícula é indicado para os aprovados nos cursos Concomitantes que ainda estão com o período letivo do 9º ano (fundamental) vigente e não possuem a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental. E também para os aprovados nos cursos Subsequentes que ainda estejam cursando o ano letivo final do ensino médio e não possuem a comprovação de conclusão do Ensino Médio.

Para solicitar a Matrícula Condicional o candidato deve comprovar estar matriculado em 2023 no último ano do Ensino Fundamental, para solicitar a matrícula nos Cursos Técnicos Concomitantes, e do Ensino Médio, para solicitar a matrícula nos Cursos Técnicos Subsequentes. A comprovação pode ser feita por declaração, histórico escolar ou documentos equivalentes expedidos pelas instituições de origem, sendo necessário o encaminhamento junto com o pedido.

Os estudantes que concorrem às vagas reservadas às cotas devem apresentar declaração, histórico escolar ou documentos equivalentes expedidos pelas instituições de origem, junto com a solicitação de Matrícula Condicional, que comprovem ter cursado, até o momento da matrícula, todo o Ensino Fundamental em Escola Pública, um dos pré-requisitos para ocupação das vagas reservadas às cotas, ficando o histórico final e a documentação de conclusão do Ensino Fundamental para serem entregues até o dia 5 de de fevereiro 2024.

A documentação de escolaridade encaminhada utilizando-se da Matrícula Condicional deverá ser regularizada até o dia 5 de de fevereiro de 2024. Os detalhes da matrícula condicional estão disponíveis AQUI.

Seleção por sorteio

A seleção dos candidatos para 400 vagas em turmas do 1º Semestre de 2024 foi feita por sorteio público eletrônico, em 30 de novembro.

ACESSE AQUI O RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO DO FORMATEC

Os candidatos foram classificados de acordo com a ordem do sorteio público e o número total de vagas previstas nos respectivos cursos e turnos oferecidos conforme detalhado no edital da seleção, considerando os inscritos para as vagas reservadas à ampla concorrência e os inscritos para as vagas reservadas às cotas.

As 400 vagas ofertadas para este 1º semestre de 2024 são distribuídas igualmente por Cursos Técnicos nas modalidades Concomitante — em que o estudante cursa o Ensino Médio em outra instituição de forma simultânea ao Ensino Técnico no IFF — e Subsequente, que é voltada a quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação para uma melhor inserção no mercado de trabalho. Há formação para as seguintes áreas:

• Edificações;
  • Guia de Turismo;
  • Informática para Internet;
  • Logística;
  • Meio Ambiente.

As aulas acontecerão no Campus Avançado Maricá, do IFF, situado no bairro de Ubatiba, nos turnos da tarde (Cursos Concomitantes) e noite (Cursos Subsequentes), com duração de um ano e meio.

Programa Formatec: Maricá+Técnico foi lançado oficialmente em maio deste ano, a partir de um convênio com a Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), voltado à qualificação de trabalhadores e de estudantes do Ensino Médio nas áreas de Edificações, Guia de Turismo, Informática para a Internet, Logística e Meio Ambiente.