CAMPUS MARICÁ

Vem pro IFF

Programa de visitas guiadas do IFF Maricá recebe mais de mil alunos do Ensino Fundamental

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 02/12/2022 13h14, última modificação 02/12/2022 13h32
IFF de Portas Abertas foi realizado ao longo dos últimos meses com o objetivo de estimular a participação na Seleção de Ingresso nos Cursos Técnicos, cujas provas estão marcadas para este domingo.
Alunos da Rede Municipal visitam o IFF

Durante a visita guiada, há uma palestra de boas-vindas aos visitantes

Domingo, 4 de dezembro, acontece o tão aguardado Processo Seletivo 2022 para Ingresso nos Cursos Técnicos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. São 652 candidatos em busca da oportunidade de cursar o Ensino Médio junto com uma formação profissional pública, gratuita e de qualidade nas áreas de Edificações e Meio Ambiente. E, para muitos desses candidatos, o gostinho de estar no IFF e conhecer um pouco mais sobre a rotina de aulas começou há alguns meses, por meio do programa de visitas guiadas IFF de Portas Abertas.

A ação, organizada pela Comissão Local de Processo Seletivo, é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Maricá, com o objetivo de motivar estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental a participarem da seleção.

"Pelo segundo ano recebemos os alunos da Rede Municipal de Maricá e, desta vez, também alguns de Itaboraí. Mais de mil jovens passaram por aqui e puderam conhecer um pouco da nossa Instituição, podendo vislumbrar uma oportunidade de formação melhor para o futuro. O reflexo disso pode ser observado na maior procura de inscrições já tida no Campus Avançado Maricá. Isso só nos faz crer que estamos no caminho certo por uma educação pública, gratuita e de qualidade em nossa comunidade", ressalta o coordenador de Processo Seletivo no campus, Gabriel Gonçalves, responsável pelo IFF de Portas Abertas.

As visitas guiadas aconteceram durante o período de inscrições do Processo Seletivo, abrangendo todas as escolas da Rede Municipal. Durante a ação, os estudantes participaram de uma palestra com informações sobre a seleção e o dia a dia do IFF, além de fazerem um passeio pelas instalações do campus.

Interação com a Rede Municipal

Segundo o diretor da Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira, Filipe Madeira, essa oportunidade de compartilhar saberes e experiências desenvolvidas no IFF Maricá possibilita aos estudantes da Rede Municipal conhecer mais sobre o processo seletivo e também ampliar seus horizontes por meio de um primeiro contato com os cursos técnicos oferecidos.

"Muitos estudantes já ingressam no 9° ano em nossa rede buscando informações e desejando estar bem preparados para o processo seletivo de ingresso no IFF Maricá, revelando a importância que o campus possui em nosso município. É uma possibilidade de cursar o Ensino Médio e se preparar integralmente para os desafios e conquistas do presente e do futuro. A parceria entre a Rede Municipal e o IFF revela o avanço para fomentar a valorização da oferta do Ensino Médio Integrado, por meio de uma instituição pública, voltada para a educação básica e profissional, integrando em seu currículo o saber científico, tecnológico, cultural, histórico e técnico através da pesquisa e extensão", afirma o diretor.

O IFF de Portas Abertas teve sua primeira edição em 2019 e, nos últimos anos, precisou ser suspenso em decorrência do período de pandemia. A segunda edição, este ano, conta também com a ajuda de alunos do campus, que participaram das visitas quando ainda estavam no Ensino Fundamental. Um dos voluntários é Luiz Henrique dos Santos, do 3º ano do Curso Técnico em Edificações, que costuma contar um pouco de sua experiência aos visitantes durante a palestra de boas-vindas.

"Desde 2018, eu já tinha a vontade de entrar no IFF e, no ano seguinte, veio a oportunidade de fazer essa visita guiada junto com minha turma de 9º ano, da Escola Joana Benedicta Rangel. Essa visita, na época, me ajudou a ter certeza de que era realmente isso o que queria, foi um grande estímulo. O que digo para os candidatos de hoje é: façam a prova com calma e vale, sim, a pena vir para o IFF. São muitas as oportunidades no Instituto", conta Luiz.

Provas terão 40 questões de múltipla escolha

O processo seletivo deste domingo será o ponto alto de uma preparação que começou há tempos, tanto para os candidatos quanto para os organizadores. Das 9h30 ao meio-dia, os estudantes responderão 40 questões de múltipla escolha referentes a conhecimentos dos últimos anos do Ensino Fundamental relacionados às disciplinas de Ensino Fundamental, referentes às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia.

A aplicação das provas acontecerá nas escolas municipais Joana Benedicta Rangel e Professora Zilca Lopes da Fontoura (antigo Cenecista), ambas no Centro de Maricá. Os candidatos devem verificar seu local de prova no cartão de confirmação, que estará disponível até 2 de dezembro no site inscricoes.iff.edu.br. No domingo, é preciso chegar com pelo menos uma hora de antecedência do início da prova, com documento original com foto, caneta esferográfica de tinta preta e o cartão de confirmação da inscrição. Os portões serão abertos às 8h30.

"Com muita satisfação, realizaremos em dois locais no município de Maricá neste domingo o maior processo seletivo da história de nosso campus. A alta procura sinaliza a adesão da população ao nosso projeto institucional e o interesse dos concluintes do ensino fundamental e de suas famílias na educação profissional e tecnológica. Desejamos uma ótima prova a todos!", destaca o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá, Mendel Aleluia.