CAMPUS MARICÁ

Ano Letivo de 2024

Publicado edital de Atividades Complementares para alunos do 3º ano de Edificações do IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 17/07/2024 15h35, última modificação 17/07/2024 16h01
Estudantes deverão optar por apresentação de relatório sobre Prática Profissional Externa em Empresas ou pela elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso.
Edital com atividades complementares

Arte: Luiza Fajardo/ IFF Maricá

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá publicou nesta quarta-feira, 17 de julho, o EDITAL 3/2024, com as normas, rotinas e procedimentos para o cumprimento das Atividades Complementares, no ano letivo de 2024, pelos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Os estudantes deverão optar por cumprir a carga horária por meio de apresentação de relatório sobre "Prática Profissional Externa em Empresas" ou por meio de elaboração de "Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)". A inscrição deverá ser feita até 16 de agosto de 2024, com preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/EUbGKjzKjfex4hS77, conforme seguintes especificidades:

Prática Profissional Externa em Empresas

Nessa modalidade, o estudante se compromete a cumprir uma carga horária mínima de 120 horas laborais, perfazendo, no mínimo, 10 horas semanais em horários a serem pactuados.

A realização das atividades da Prática Profissional Externa será acompanhada pelo supervisor do estudante, indicado pela parte concedente, e poderá contar, sempre que possível, com o apoio de um professor orientador, indicado pelo IFF Maricá.

O ingresso na modalidade de Prática Profissional Externa na área do curso Técnico em Edificações fica condicionado ao atendimento dos seguintes requisitos em relação aos discentes:

a) Estar cursando o 3° ano do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio;
b) Possuir disponibilidade de carga horária mínima de 10 (dez) horas semanais para realização da prática profissional, sem o comprometimento de suas atividades letivas remotas ou presenciais no Campus Maricá;
c) Disponibilizar horário para reuniões de acompanhamento de suas atividades, em comum acordo com o professor-orientador do Relatório da prática profissional do IFF.
d) Ter a anuência do responsável pela empresa concedente (sendo esta na área de construção civil, instalações, arquitetura ou urbanismo)
e) Preencher individualmente a Ficha de Inscrição em Atividades Complementares - 2024 (https://forms.gle/EUbGKjzKjfex4hS77)

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso em Edificações visa integrar e aprofundar temas abordados nas disciplinas específicas do curso, proporcionando ao discente uma visão ampliada sobre a atuação profissional em sua relação com a pesquisa e a extensão. Conforme orientações do edital, os estudantes que não realizarem Prática Profissional Externa deverão elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso. Os requisitos são:

b) Disponibilizar horários para reuniões com o professor orientador em grupo;
c) Preencher a Ficha de Inscrição em Atividades Complementares - 2024 (https://forms.gle/EUbGKjzKjfex4hS77) anexando o termo de aceite do orientador. Será suficiente uma única ficha por grupo

De acordo com o cronograma do edital, o resultado da avaliação dos temas dos TCC e das propostas de prática profissional externa deverá ser divulgado até 23 de agosto. As apresentações dos trabalhos serão feitas pelos estudantes entre os dias 26 e 29 de novembro, durante a Semana de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC) do campus.

Antes de preencher o formulário é fundamental que os estudantes leiam atentamente o EDITAL, onde estão detalhados os requisitos e critérios de ambas as modalidades de atividades complementares, bem como o cronograma completo. O documento está disponível em https://cdd.iff.edu.br/documentos/editais/marica/2024/julho/edital-2 e no Guia do Aluno 2024 do IFF Maricá, em