CAMPUS MARICÁ

Celebração

Reencontros e muita emoção marcam cerimônia de formatura do IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 23/05/2022 13h40, última modificação 23/05/2022 14h31
Solenidade reuniu a colação de grau dos concluintes de 2021 e também cerimônia simbólica dos concluintes de 2019 e 2020, que haviam colado grau de forma remota, em decorrência dos efeitos da pandemia.
Formatura no IFF Maricá

A formatura contou com turmas de 2019, 2020 e 2021

A noite desta sexta-feira, 20 de maio, foi repleta de reencontros e muita emoção no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, com a realização da Cerimônia de Formatura do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações. A solenidade reuniu a colação de grau dos concluintes das turmas de 2021 e também a cerimônia simbólica dos concluintes das turmas de 2019 e 2020, que haviam colado grau de forma remota em decorrência dos efeitos da pandemia.

O evento, que aconteceu no ginásio poliesportivo do campus, contou com 95 formandos e teve a mesa solene composta pelo diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt; a secretária municipal de Educação de Maricá, Adriana Luíza da Costa; o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mendel Cesar Aleluia; e os professores paraninfos das turmas Keila Figueira Araújo, Francismar Rimoli Berquó, Helena Maria Reis Fideles e Regiane de Souza Costa.

"Essa formatura foi certamente um marco para nosso campus neste momento importante de retomada plena das atividades presenciais. Conseguimos reunir formandos de diferentes turmas, porque muitos deles haviam precisado colar o grau de forma remota, em decorrência do tempo de excepcionalidade imposto pela pandemia. Hoje, foi uma alegria imensa recebê-los de volta e ouvir deles um feedback muito positivo de como estão avançando nos estudos e também no mercado de trabalho. É um orgulho para todos nós do Campus Avançado Maricá", destacou o diretor-geral Emerson Brum Bittencourt.

Em suas falas, os oradores das turmas ressaltaram os desafios e alegrias vividos nestes anos de formação no Instituto.

"Dizem que mais difícil que entrar no IFF é sair. Hoje é um dia especial, pois reúne todas as nossas vitórias: individuais, como turma e como campus. Mesmo com as dificuldades no caminho, percorremos o trajeto e conseguimos chegar ao fim dessa intensa jornada. Damos finalmente um fechamento a essa etapa de nossas vidas, esperando nosso tão sonhado diploma", contou Talita Fonseca, da turma de 2019.

Oradora da turma de 2020, a formanda Manoela Regina da Silva lembrou da ansiedade, frustrações e perdas enfrentadas pelos estudantes nos últimos anos.

"Apesar de todos esses desafios, estamos aqui hoje. Alguns ingressaram na faculdade, outros estão buscando a carreira profissional e acadêmica, e todos nós estamos vivendo da melhor maneira, à nossa maneira. Me sinto grata por ter conhecido cada um de vocês e ter aprendido tanto. Não só questões acadêmicas, mas sobre a vida", disse Manoela.

Ana Beatriz Ribeiro Torres, formanda da turma 3A de 2021, aproveitou para fazer um agradecimento aos professores:

"Um momento tão difícil para todos, em que a ansiedade e o medo foram presentes devido à atual situação do mundo. E, com isso, o ensino a distância: uma novidade não só para nós — alunos —, como também para professores que precisaram se adaptar e planejar um novo método de ensino. Agradeço, então, a todos os docentes que se esforçaram para tornar tudo isso possível".

Celebrar as conquistas de todos também foi destaque nas falas dos novos técnicos em Edificações. Para Daniel Pádua Abilio, da turma 3B de 2021, os três anos de formação técnica no IFF Maricá proporcionaram a todos uma série de experiências e oportunidades únicas.

"Eu estou muito, muito feliz mesmo por estar aqui hoje, por ter conseguido estar aqui. Os últimos dois anos foram muito intensos e difíceis, de perdas para muita gente. Então, acredito que estar aqui seja motivo para comemorar," destacou Abilio.

Registros fotográficos

O álbum com as fotos da formatura estão disponíveis para download em alta resolução no link: https://flic.kr/s/aHBqjzR8sX.

Em caso de dúvidas sobre documentação e colação de grau postergada — não caso dos formandos que não tenham colado grau ainda — é possível entrar em contato com o Registro Acadêmico pelo e-mail registro.maricá@iff.edu.br.