CAMPUS MARICÁ

Homenagem

Reitor do IFF e diretor-geral do Campus Maricá recebem moção da Câmara de Vereadores

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 20/12/2023 20h18, última modificação 20/12/2023 20h18
Durante a visita ao IFF Maricá, Jefferson Manhães de Azevedo aproveitou para anunciar a chegada dos uniformes escolares que serão distribuídos aos alunos em 2024.

A Câmara de Vereadores de Maricá, por intermédio do vereador Luiz Felipe Santos de Oliveira, o Hadesh, que é o atual presidente da Comissão de Educação da Casa, concedeu nesta quarta-feira, 20 de dezembro, moção de congratulações e aplausos ao reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, e ao diretor-geral do Campus Avançado Maricá, Emerson Brum Bittencourt. A solenidade aconteceu no IFF Maricá, com a presença do vereador, que fez ainda uma visita às obras do futuro Restaurante Estudantil do campus.

"A presença do IFF é fundamental para Maricá, e esse reconhecimento da Câmara dos Vereadores, em forma de moção, é uma valorização a esses servidores que tanto têm contribuído para o nosso município", destacou o vereador Hadesh, durante a entrega dos certificados.

Para o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, a homenagem ganha contornos ainda mais significativos por estar sendo concedida por intermédio de um jovem parlamentar, com formação política na liderança estudantil municipal.

"É muito recompensador para um educador receber esse reconhecimento. São muito os desafios em nosso Brasil, mas não tenho dúvida alguma do quanto temos, aqui em Maricá, estudantes comprometidos e também gestores engajados nesse processo de transformação da vida das pessoas. A Educação Profissional e Tecnológica é um dos instrumentos mais valiosos de política pública que, de fato, permite à juventude, assim como às trabalhadoras e aos trabalhadores, poderem se qualificar e ter acesso ao mundo do trabalho de uma forma mais qualificada e digna", destacou o reitor, que atua como docente no Instituto há 28 anos, sendo 24 anos também com participação na gestão.

Diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt destacou ainda o papel do Instituto na região.

"Me sinto muito honrado em fazer parte da construção desse projeto de implantação do IFF em Maricá, uma região que até então não contava com nenhuma Instituição Federal ofertando gratuitamente Educação Profissional e Tecnológica. Hoje, receber esse reconhecimento da Câmara dos Vereadores é certamente um marco para mim, nesses mais de 30 anos de docência", agradeceu o diretor-geral.

O professor Mendel Aleluia, diretor-geral eleito do IFF Maricá, com posse prevista para abril de 2024, destacou ainda que não foram poucos os desafios enfrentados pela atual gestão nos últimos quatro anos.

"Ao longo deste ciclo de gestão, tivemos inúmeras questões, como a mudança de prédio, saindo da sede provisória no Centro, para o nosso campus em Ubatiba, seguida poucos meses depois de um dos maiores desafios já enfrentados pela educação no mundo, que foi a pandemia, além de questões estruturais em nosso prédio logo após o retorno à presencialidade. Esse foi o tamanho do desafio encarado pelos professores Emerson e Jerfferson. E, apesar de tudo isso, estamos encerrando este ciclo com dados muito positivos que nos mostram a alta e sempre crescente procura pelos nossos Cursos Integrados e também uma quantidade grande de entes públicos nos procurando para parcerias e convênios. Então, posso afirmar que esse é um ciclo de gestão que fica marcado pela consolidação e construção de visibilidade do IFF em Maricá, fruto não apenas de um bom desejo, mas de trajetórias de quem conhece muito bem a educação e nosso Instituto e sabe que essa escola transforma vidas e lugares", destacou Mendel Aleluia.

IFF Maricá recebe uniformes escolares para distribuição aos alunos

Durante a visita ao IFF Maricá, o reitor Jefferson Manhães de Azevedo aproveitou ainda para anunciar a chegada dos uniformes escolares que serão distribuídos aos alunos no ano que vem. Essa será a primeira vez que o campus disponibilizará as camisas tradicionais e de Educação Física para o corpo discente. Atualmente, o uso de uniforme não é obrigatório no IFF Maricá.

"O Instituto comprou, para todos os estudantes da Educação Básica, o uniforme escolar para uso no ano letivo de 2024, e o Campus Maricá está sendo o primeiro a receber esse material, para ser distribuído no ano que vem, assim que começarem as aulas. A entrega dos uniformes é um compromisso que assumimos e que tem papel importante para a segurança, identificação e sentimento de pertencimento de nossos estudantes", ressaltou o reitor.

Todos os estudantes da Educação Básica do IFF receberão o uniforme gratuitamente em 2024. Em Maricá, a entrega das camisas está prevista para ser feita na abertura do próximo ano letivo, em março.