CAMPUS MARICÁ

Gestão

Reitor do IFF participa de reunião com a prefeitura sobre obra de reparo estrutural no Campus Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 11/07/2022 19h45, última modificação 11/07/2022 19h46
Bloco pedagógico do campus está passando atualmente por análise técnica da SOMAR, que é a responsável pela obra, para elaboração de laudos e definição de um cronograma de intervenções estruturais.
Obra no Campus Maricá

Além da reunião, foi feita uma visita aos locais da obra

O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, esteve nesta segunda-feira, 11 de julho, no Campus Avançado Maricá após participar de uma reunião com gestores do campus e com integrantes da Secretaria Municipal de Educação e do Serviço de Obras de Maricá (SOMAR) sobre o andamento do trabalho de reparo do bloco pedagógico do campus. O prédio está passando atualmente por uma análise técnica da Prefeitura — que é a responsável pela obra — para elaboração de laudos e definição de um cronograma de intervenções.

A reunião aconteceu na Prefeitura e contou com a participação do diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bitencourt; do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mendel Cesar Oliveira Aleluia; do coordenador de Administração, Célio Bastos Nogueira Júnior; da secretária de Educação de Maricá, Adriana Luiza da Costa; e do diretor operacional de Obras Indiretas da SOMAR, Gustavo Gonçalves Camacho.

Segundo Jefferson Manhães de Azevedo, a reunião foi muito positiva e apontou os próximos passos que serão dados em conjunto pela gestão municipal e o IFF.

"A gente vê um grande comprometimento da Prefeitura de Maricá em sanar essas questões, tanto do ponto de vista da área de Engenharia, como também da área de Educação, para que a gente volte à normalidade o mais rápido possível", ressaltou o reitor, explicando que a Prefeitura se comprometeu em instalar módulos para serem usados como salas de aula durante o período de obras, sem que haja comprometimento do ano letivo.

Férias escolares começam no dia 18

O bloco pedagógico — onde ficam localizadas as salas de aula e parte da estrutura administrativa e de laboratórios do campus — está com as atividades presenciais suspensas desde 4 de julho, a partir de decisão da gestão do IFF Maricá, em diálogo com a SOMAR e após vistoria da Defesa Civil do Município, considerando os incômodos gerados pelo trabalho de análise estrutural e início da reforma, como barulho, poeira e necessidade de isolamento de algumas áreas.

Até a próxima sexta-feira, 15, as atividades acadêmicas seguem ocorrendo em espaços adaptados, como o auditório, alguns laboratórios, o ginásio e o prédio da biblioteca, dentro do cronograma especial divulgado pelas coordenações de curso. Na segunda-feira, 18, começa o período das férias escolares de julho, que seguem até o dia 31. A previsão é que os novos espaços sejam instalados durante o período de recesso.

"Já temos a garantia da Prefeitura de ter esses novos ambientes estruturados, tanto para a parte pedagógica quanto administrativa, dentro do nosso próprio campus, evitando assim a necessidade de deslocamento dos alunos e servidores para outro espaço. Foi uma reunião excelente e que não ficou restrita somente a essa questão atual, mas também foi produtiva no sentido de dialogarmos sobre outros desafios e compromissos entre a Prefeitura e o IFF", explicou o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bitencourt.