CAMPUS MARICÁ

Reitor do IFF participa de reunião no Campus Maricá sobre implantação de restaurante estudantil

por admin publicado 19/09/2023 17h07, última modificação 26/10/2023 16h18
Jefferson Manhães de Azevedo se reuniu com a gestão do campus e o Grêmio Estudantil para diálogo sobre adaptação do espaço que atualmente passa por obras de reparo estrutural.
Img 2746

O reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, participou nesta terça-feira, 19 de setembro, de uma reunião com a direção do Campus Avançado Maricá e o Grêmio Estudantil sobre demandas da comunidade local, entre elas a implantação do futuro restaurante estudantil. O espaço entrou em obras de reparo estrutural, esta semana, para correção das fundações do pátio externo, onde ficam as mesas e cadeiras usadas por estudantes, servidores e funcionários terceirizados para refeições.

Segundo o reitor, os planos agora são, a partir dessa intervenção emergencial, adiantar obras que estavam programadas para os próximos anos, entre elas o fechamento com paredes e janelas que possibilitará a climatização da área do pátio, transformando o local, de fato, num restaurante estudantil. Serão feitas ainda adaptações nas áreas internas para a futura implantação de uma cozinha industrial própria para o preparo e distribuição de refeições para os estudantes. A previsão é que as obras sejam concluídas por volta do primeiro semestre de 2024.

"Já temos uma obra em curso de reparo estrutural, não apenas para consertar de forma definitiva o espaço, mas também para deixá-lo pronto e adaptado para o funcionamento como um restaurante estudantil. Sendo assim, de forma paralela às obras, estamos buscando também os recursos para aquisição dos equipamentos que serão necessários paro o pleno funcionamento do serviço de fornecimento de refeições para os estudantes", explicou Jefferson Manhães de Azevedo.

A intervenção no pátio do refeitório teve início na segunda-feira, 18 de setembro, e está sendo feita por equipes da Prefeitura de Maricá, que é a responsável pela construção do campus. Segundo o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt, como serão realizadas obras adicionais para melhoria e adaptação do espaço, o prazo inicial para conclusão do reparo emergencial, que seria de dois meses, será um pouco mais longo.

"Com a necessidade de execução do reparo neste momento, houve o diálogo para ampliarmos a obra e concluir em definitivo o espaço do refeitório. Ainda não há um prazo determinado para a finalização, pois está em fase de construção do projeto de engenharia, mas teremos a concessão do auxílio-alimentação, neste ano letivo de 2023, para todos os estudantes classificados no processo seletivo da Assistência Estudantil, além da oferta de lanche, que deverá ter início em breve, assim que forem concluídos os trâmites legais do processo licitatório", destacou o diretor-geral.

Secretário de Educação de Saquarema faz visita ao IFF

Também nesta terça-feira, o IFF Maricá recebeu a visita do secretário de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia de Saquarema, Antonio Peres Alves, acompanhado de sua equipe, para conhecer a estrutura do campus. Recentemente, o município vizinho de Maricá anunciou a intenção de ter uma unidade do Instituto Federal Fluminense, a partir de uma parceria entre o governo federal e a Prefeitura.

O secretário percorreu salas de aula, laboratórios, biblioteca e o auditório do IFF Maricá, acompanhado pelo reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, o diretor-geral do campus, Emerson Brum Bittencourt, e o diretor de Ensino, Mendel Aleluia. A equipe de Saquarema também teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a estrutura de ensino, pesquisa e extensão da Rede Federal, além de detalhes sobre a oferta de cursos e implantação de novos campi.

"Essa implantação será de extrema importância para o nosso município, pois possibilitará a oportunidade de empregos imediatos através do ensino técnico", ressaltou o secretário, em suas redes sociais, após conversa com os gestores do IFF e do Ministério da Educação.