Notícias
Dia da Consciência Negra
Sábado letivo de 08/11 terá AfroIFF 2025 no Campus Maricá, e inscrições estão abertas para alunos dos Cursos Integrados
Arte de Luiza Fajardo/ IFF Maricá
O mês de novembro está começando no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá já em contagem regressiva para o AfroIFF 2025, evento organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus em celebração ao Dia da Consciência Negra. Este ano, o AfroIFF acontecerá no sábado letivo de 8 de novembro, para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, com uma série de atividades voltadas a estudantes, servidores e funcionários contratados do campus.
Os estudantes dos Cursos Integrados do campus devem efetuar a inscrição pelo site https://eventos.iff.edu.br/afroiff2025.
O tema em debate será "O Protagonismo da Juventude Negra", valorizando a participação ativa dos jovens negros na sociedade, reconhecendo sua história, combatendo o racismo, fortalecendo a identidade e a representatividade, incentivando a educação e a construção de políticas públicas e mostrando sua capacidade de resistência e transformação social.
Programação para os alunos
7h30 às 8h15 - Café da manhã;
8h15 às 8h30 - Mesa de abertura;
8h30 às 10h30 - Mesa-redonda "Protagonismo da Juventude Negra", com Samuel Kairós e os convidados João Cândido Rangel, Pérola Campos e Ramon de Castro;
10h30 - Culminância de trabalhos;
11h - Apresentação cultural;
11h30 - Premiação das melhores redações do Simulado;
12h - Encerramento.
Por ser um sábado letivo, haverá registro de presença para todas as turmas dos Cursos Técnicos Integrados do campus.
Capacitação para profissionais
Para os servidores e funcionários contratados do IFF Maricá haverá ainda o curso de capacitação "Limites e possibilidades para uma educação antirracista nas escolas", das 10h ao meio-dia. No evento, a professora Jacqueline Botelho, da Faculdade de Serviço Social da UFF, apresentará um breve histórico, bem como um balanço da implementação das leis 10.639 e 11.645.
Para além disso, a capacitação pretende abrir um diálogo inicial sobre as tensões e caminhos possíveis para aprofundar a presença das culturas negras dentro da escola, visando contribuir com a construção de um ambiente escolar antirracista. As inscrições são por meio de link enviado aos servidores e funcionários contratados.