CAMPUS MARICÁ

Encerramento da Semana

SEPEC 2021, do IFF Maricá, promove roda de conversa sobre projetos do campus nesta sexta, dia 19/11

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 18/11/2021 20h30, última modificação 18/11/2021 21h53
Evento, que teve início na terça-feira, dia 16, está com parte de sua programação disponível no canal oficial do campus no Youtube.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá encerra nesta sexta-feira, dia 19 de novembro, sua VI Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC 2021) com uma atividade especial: a Roda de Conversa dos Projetos de Pesquisa e Extensão do campus, que terá a apresentação dos trabalhos produzidos por estudantes e servidores ao longo de todo o ano. O evento é online e aberto ao público em geral.

Assim como as demais atividades da Semana, a roda de conversa será transmitida pelo canal oficial do campus no Youtube (youtube.com/iffmarica), com a primeira sessão das 9h às 10h30, e a segunda sessão das 10h30 ao meio-dia. A listagem com a programação completa pode ser acessada no site do evento, AQUI.

A SEPEC 2021 começou na última terça-feira, dia 16, com cerca de 30 atividades síncronas e assíncronas, entre palestras, oficinas e minicursos. Para quem não conseguiu acompanhar ao vivo ou deseja rever algumas delas, os vídeos estão disponíveis no canal oficial do campus no Youtube.

Mesa de Abertura

Durante a abertura do evento, o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, destacou a importância de três pilares na formação atual dos estudantes: não apenas utilizar a tecnologia, mas também saber construí-la; atuar de forma sustentável; e a humanização de cada indivíduo.

"Precisamos preparar profissionais com técnicas e tecnologia, que sejam competentes em relação a aspectos de sustentabilidade, mas também precisamos preparar gente com ética, valores. Nós fazemos parte de coletivos em que as diversidades precisam ser respeitadas", ressaltou Jefferson Manhães de Azevedo.

Para o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Bittencourt, a temática do evento — "Caminhos da vida em rede" — ressalta uma série de mudanças que passaram a ser mais naturais no convívio e ambiente acadêmico nos últimos meses, em decorrência da necessidade de distanciamento social e o maior uso das tecnologias da informação e comunicação com as atividades pedagógicas não presenciais.

"A SEPEC é uma semana de discussão do pensar, do produzir e do fazer acadêmico que vai muito além do espaço da sala de aula. O espaço de aprendizagem é muito mais amplo, pleno, plural e conectado. E nós estamos cada vez mais avançando nesse sentido. Assim como no ano passado, as discussões feitas ao longo da SEPEC 2021 não ficarão apenas neste momento. Pela internet, temos as palestras arquivadas e, mesmo com o passar do tempo, será possível voltar àquele momento, acessar os vídeos e ter a possibilidade de rever o que foi discutido", disse o diretor-geral, destacando a intensa participação de alunos, professores e técnicos-administrativos do campus na construção desses saberes.

Popularização da Ciência

A abertura da SEPEC 2021 contou também com a participação do Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Comunicações de Maricá, Marcos Ribeiro Martins, que destacou projetos que vêm sendo realizados pela prefeitura voltados a maior popularização e democratização do acesso à Ciência, entre eles o Novos Pesquisadores, direcionado a estudantes do Ensino Básico; a futura instalação do observatório astronômico; a Praça Tech, que substituirá a antiga Casa Digital; o projeto Cientizar, que prevê a instalação de equipamentos 3D em praças públicas com o objetivo de facilitar o entendimento de fenômenos físicos na prática; e a elaboração do atlas histórico, geográfico, ambiental e de diagnóstico do município, em parceria com o Instituto Darcy Ribeiro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para o coordenador de Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação do IFF Maricá e organizador do evento, Fernando Vieira, apesar de a SEPEC 2021 ainda precisar ser realizada totalmente de forma remota, ela está repleta de encontros, ainda que à distância, proporcionados pelas atividades acadêmicas.

"Nosso Campus Avançado Maricá é uma instituição que, apesar de ter uma história relativamente recente com o município, está construindo uma identidade forte com Maricá. Por meio de nossos servidores, estudantes e suas famílias, esse enraizamento cada vez mais é uma realidade", acrescentou Fernando Vieira.

A mesa de abertura da Semana ficou completa com o diretor de Extensão do IFF, Bruno Jardim, que ministrou uma palestra sobre a temática do evento, "Caminhos da vida em rede".

O vídeo, na integra, da mesa de abertura da SEPEC 2021 pode ser acessado AQUI.