CAMPUS MARICÁ

Simulado para o Enem no IFF Maricá tem participação em peso de alunos neste sábado letivo, dia 21/10

por admin publicado 21/10/2023 13h11, última modificação 26/10/2023 16h14
Ação foi organizada pelas coordenações de curso e professores do campus como um momento de preparação para as provas oficiais do Exame e envolveram estudantes do 1º, 2º e 3º ano dos Cursos Técnicos.
Simulado do enem no iff marica

O sábado letivo deste dia 21 de outubro foi de salas de aula lotadas e concentração total para os estudantes das turmas de 1º, 2º e 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. Isso porque eles participaram do 1º Simulado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), organizado pelas coordenações de curso e professores do campus como um momento de preparação para as provas oficiais do Exame, que acontecerão em novembro, em todo o país.

Segundo a professora de Língua Portuguesa e membro da comissão organizadora do simulado Isabela Bastos, o balanço final do sábado letivo foi extremamente positivo, com as provas transcorrendo de forma tranquila e a presença registrada de mais de 80% dos estudantes dos cursos técnicos.

"Essa é uma ação pedagógica de grande importância, inclusive para os estudantes do 1º e 2º ano. Eles estão tendo a oportunidade de iniciar desde já a preparação para o Exame, assim como para provas de concursos públicos, a partir do momento em que precisam lidar, por exemplo, com um modelo de prova diferenciado, que traz um número grande de questões, cartão-resposta, entre vários outros detalhes que eles não estão habituados no dia a dia", explicou a professora Isabela, destacando: "O que tiramos de saldo, nesse primeiro momento, é que foi uma experiência ótima, com os estudantes participando em peso, chegando pontualmente no horário marcado e mostrando muita concentração e seriedade. Tudo isso mostra que o simulado não é apenas sobre o conteúdo das provas, mas também sobre trabalhar a autonomia de nossos alunos".

Estudante do 1º ano de Edificações, Maria Eduarda Oliveira foi uma das primeiras a deixar o local de prova e contou estar otimista com o resultado.

"No início, foi tenso, porque nunca tinha visto tanta questão numa prova. Estamos acostumados a resolver cerca de 20 questões, mas dessa vez eram 90. Mas, depois que passou esse primeiro momento, fui ficando tranquila e resolvendo uma por uma. Acho que fui bem, agora é aguardar o gabarito", disse a estudante.

Para Gabriel Maia, colega de turma de Maria Eduarda, o simulado foi um teste importante como preparação para os próximos anos.

"Eu gostei muito dessa ideia, principalmente porque nos avisaram que teremos outros simulados nos próximos dois anos, quando de fato vamos fazer a prova do Enem. Então, a gente já está se preparando para quando chegar o Exame de verdade estarmos mais tranquilos, sabendo como acontece o processo", contou o estudante, que acredita ter conquistado um bom resultado no teste deste sábado.

Aplicação do Enem acontecerá nos dias 5 e 12/11

Para os estudantes do 3º ano, que estão em contagem regressiva para participar do Enem daqui a duas semanas, o simulado foi também o momento de colocar os conhecimentos à prova e identificar o que é possível melhorar até lá.

"A prova estava um pouco difícil, não tanto pelo conteúdo, mas pelo modelo do Enem ser de questões com textos mais longos e cansativos. Optei por começar pela Redação e, depois, fazer as questões objetivas, o que percebi ter funcionado muito bem para mim. Foi um ótimo teste e me sinto mais confiante, agora, para o Enem", ressaltou a estudante do 3º ano de Meio Ambiente Ana Carolina Marins, que vem se preparando para o Exame com aulas de reforço de Redação e Geografia, ministradas pelas professoras Raquel Freitas e Tassia Cordeiro, às segundas e quartas-feiras, respectivamente, no campus.

O simulado realizado neste sábado letivo teve cinco horas de duração, com os participantes precisando responder 90 questões no total, com conteúdos diferentes para cada turma de 1º ao 3º ano do campus, conforme as disciplinas já ministradas para cada uma delas, sendo abordados conhecimentos de Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia.

Este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, para mais de 3,9 milhões de inscritos em todo o país. O portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conta com uma página, que pode ser acessada AQUI, em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes e as provas e gabaritos de edições anteriores.