CAMPUS MARICÁ

Turmas do IFF Maricá promovem campanhas de solidariedade em evento que começa nesta quarta, dia 6

por admin publicado 05/09/2023 16h20, última modificação 26/10/2023 16h20
Como parte das ações promovidas no Festival de Cultura Corporal, estudantes dos Cursos Técnicos estão engajados na arrecadação de itens como roupas, calçados, brinquedos e alimentos, entre outros.
Img 1764

O Festival de Cultura Corporal do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá terá início nesta quarta-feira, 6 de setembro, com os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Meio Ambiente mobilizados numa grande competição interclasses, que terá disputas de corrida, handebol, queimado, futsal e cabeçabol, ao longo das próximas quarto semanas.

Mas não é apenas em treinos esportivos e ensaios de torcidas organizadas que os participantes têm se concentrado nesta véspera de Festival: como parte da proposta do evento, todas as turmas de 1º ao 3º ano do campus estão engajadas em campanhas de solidariedade voltadas a instituições de Maricá. Há mobilização para arrecadação de roupas, calçados, brinquedos, livros, alimentos, material de higiene e de limpeza, ração e utensílios pet, entre diversos outros itens.

Estudante do 2º ano de Meio Ambiente e integrante do Grêmio Estudantil, Daphiny Brangel destaca a importância da ação dentro da comunidade interna do campus.

"A gente entende, a partir dessa ação proposta no Festival de Cultura Corporal, que a solidariedade é um componente indispensável na nossa construção como atletas e, principalmente, como cidadãos que pensam na sociedade como um todo. Então, a gente faz um chamado a todos que possam contribuir de alguma forma que participem das campanhas promovidas pelas turmas e possam também fazer parte desse momento de reflexão sobre como podemos ajudar quem está ao nosso redor", destaca a aluna, que na campanha de sua turma de 2º ano está arrecadando alimentos e itens para serem doados a instituições voltadas ao cuidado com animais de rua.

As campanhas promovidas por cada uma das turmas são as seguintes:

• 1º ano de Edificações (turma A): Arrecadação de brinquedos, roupas e livros para crianças em situação de vulnerabilidade social;
  • 1º ano de Edificações (turma B): Arrecadação de kits de limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade social;
  • 1º ano de Meio Ambiente (turma A): Arrecadação de donativos para um lar de idosos;
  • 1º ano de Meio Ambiente (turma B): Arrecadação de brinquedos, roupas e livros para crianças em situação de vulnerabilidade social;
  • 2º ano de Edificações: Arrecadação de alimentos não-perecíveis para uma instituição filantrópica;
  • 2º ano de Meio Ambiente: Arrecadação de ração e itens como coleiras, potes e material de higiene para cachorros de rua;
  • 3º ano de Edificações e Meio Ambiente: Arrecadação de roupas e de material de higiene pessoal para um lar de idosos.

Segundo a professora do IFF Maricá e organizadora das atividades, Regiane Costa, pensar que os conteúdos das aulas de Educação Física podem ser propulsores de ações como o Festival é considerar o Instituto em diálogo com os interesses dos estudantes, com os desdobramentos dos Jogos Intercampi do IFF (JINIFF) e dos Jogos das Instituições Federais (JIF), com a articulação ensino-pesquisa e com o espaço-tempo mediador da experiência que toca, afeta e constrói memória.

"Esse clima de Festival dá uma sensação muito prazerosa e de estarmos trilhando um caminho lúdico, festivo, integrador, acolhedor, criativo, crítico e solidário. Acompanhar o protagonismo dos estudantes, o entusiasmo com as produções, a criatividade e a capacidade comunicativa das turmas têm sido motivador e ratifica a potencialidade da Educação Física e da nossa escola", explica a professora, que ressalta ainda: "Reiterando o lema de que "nunca é só esporte", teremos a festa da Cultura Corporal, uma referência que amplia os horizontes relacionados ao movimento e as suas interfaces; dialoga com as vivências culturais dos estudantes; sensibiliza para a cooperação, respeito, integração e inclusão; e constrói a coletividade para além do jogo/esporte, também para ações solidárias".

Cronograma de atividades

Festival da Cultura Corporal acontecerá ao longo de todo o mês de setembro, com atividades sempre às quartas-feiras, como parte do conteúdo da disciplina de Educação Física, envolvendo todos os estudantes de 1º e 2º ano dos Cursos Técnicos como participantes, além das turmas de 3º ano, servidores e funcionários terceirizados como convidados. Além das disputas esportivas entre as turmas, estão programadas apresentações artísticas e jogos amistosos ao longo de todo o evento.

As atividades terão o seguinte cronograma:

• 13h30 - Abertura no Ginásio Esportivo;
  • 15h - Corridas do Atletismo no Estacionamento.

• 13h30 às 16h - Jogos de Cabeçabol e Queimado.

• 13h30 às 16h - Handebol.

• 13h30 às 15h30 - Jogos amistosos com servidores e funcionários terceirizados;
  • 15h30 - Premiação e Cerimônia de Encerramento.