CAMPUS MARICÁ

Último dia de inscrição para bolsas em projeto de pesquisa do IFF Maricá sobre mobilidade urbana

por admin publicado 16/08/2023 07h04, última modificação 26/10/2023 16h25
Bolsa é de R$ 300,00 mensais, para carga horária de oito horas semanais, e candidatos devem estar cursando o 2º ou 3º ano do Curso Técnico Integrados no IFF Maricá.
900x600 bolsa

Terminam nesta quarta-feira, 16 de agosto, as inscrições para a seleção de bolsistas do projeto "Mover-se na dispersão: como e para onde vai a população de Maricá", desenvolvido no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, sob coordenação da professora Ana Claudia Nunes Alves. São oferecidas duas bolsas, na modalidade de Iniciação Científica Júnior (ICJ), que têm fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Podem se candidatar estudantes do 2º e 3º ano de ambos os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFF Maricá, embora a pesquisa seja mais voltada a temáticas relacionadas à área de Edificações. Além disso, os bolsistas deverão ter autonomia para andar a pé e de ônibus em Maricá, pois isso será essencial durante a pesquisa.

A carga horária semanal dos bolsistas será de oito horas, com atividades presenciais. O valor mensal da bolsa de ICJ, segundo tabela do CNPq, é de R$ 300,00.

Inscrições são feitas pelo SUAP

As inscrições pelos estudantes deverão ser feitas exclusivamente pelo Módulo de Pesquisa e Extensão do SUAP (https://suap.iff.edu.br). Quem nunca usou o SUAP pode acessar um tutorial de primeiros passos disponível AQUI. Para a inscrição, é importante que o candidato prepare um pequeno texto explicando porque quer participar da pesquisa e informando o bairro onde mora.

As bolsas de pesquisa ICJ no IFF Maricá terão validade de 12 meses, com início das atividades em setembro de 2023. O projeto "Mover-se na dispersão: como e para onde vai a população de Maricá" tem como objetivo conhecer a mobilidade urbana de Maricá em sua relação com o fenômeno da urbanização dispersa, visando avaliar como o município encontra-se em relação ao objetivo 11 da Agenda 2030 da ONU: cidades e comunidades sustentáveis, através da utilização de indicadores de qualidade e percepção dos usuários.

Entre seus objetivos específicos estão também conhecer o processo de expansão da mancha urbana de Maricá a partir da década de 1940; levantar dados, legislação e informações sobre mobilidade urbana na Região Metropolitana e em Maricá; conhecer o sistema viário e os itinerários dos modais de transportes mais utilizados no município; elaborar e implementar questionário para medição de indicadores de qualidade na utilização de modais de transporte em deslocamentos intra e intermunicipais diários; e realizar pesquisa de campo no trajeto da RJ-114, visando avaliar a qualidade do modais ônibus e bicicleta, bem como as condições das calçadas para trajetos a pé.