CAMPUS MARICÁ

Debates

Uso das rendas do petróleo em ações de política pública é tema de oficina para alunos do IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 06/06/2023 19h01, última modificação 06/06/2023 20h17
Estudantes participaram de ação promovida Projeto de Educação Ambiental Rendas do Petróleo – Tecendo a Participação Popular, também conhecido como PEA Rendas, em Maricá.
Oficina do PEA Rendas em Maricá

Os estudantes do IFF participaram da oficina promovida pelo PEA Rendas, em Maricá

As ações e possibilidades de uso das rendas petrolíferas, como os royalties, na promoção de políticas públicas foram o tema de uma oficina no sábado, 3 de junho, com a participação de estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, ligados ao Projeto de Pesquisa de Jovens Talentos “Rendas do Petróleo em Maricá: formando novos líderes jovens para o exercício do controle social através de uma educação ambiental crítica”, coordenado pela professora Elane Carvalho.

O encontro faz parte de uma série de ações promovidas pelo Projeto de Educação Ambiental Rendas do Petróleo – Tecendo a Participação Popular, também conhecido como PEA Rendas, da Petrobras.

"O projeto é algo incrível, que traz uma experiência única e uma aprendizagem ainda maior, nada se compara com uma oficina do PEA Rendas, uma aprendizagem única e com uma metodologia que funciona muito bem", destacou o aluno Luciano Xavier, que é bolsista do Jovens Talentos.

A rodada de oficinas teve início no dia 20 de maio, com um debate sobre Administração Pública. Além do tema de Políticas Públicas, desde sábado, a agenda inclui ainda encontros sobre Participação e Controle Social, Orçamento Público, Transparência na Administração Pública e Incidência Política, até julho. As oficinas acontecem no Banco Mumbuca, no Centro de Maricá, com inscrições pelo site https://bit.ly/3BI8vIs.

"Foi, sem dúvida, uma experiência incrível, pois entendi sobre muitos assuntos que a maioria das pessoas não tem acesso. Espero continuar fazendo parte desse projeto e aprender cada vez mais", contou a aluna Evellyn Santiago dos Santos.

O PEA Rendas é promovido pela Petrobras, como medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama, e tem como órgão executor a Fundação Instituto de Administração (FIA).

As atividades do Projeto de Pesquisa de Jovens Talentos “Rendas do Petróleo em Maricá: formando novos líderes jovens para o exercício do controle social através de uma educação ambiental crítica” seguem nesta quarta-feira, 7 de junho, na Escola Municipal Clerio Boechat de Oliveira, no bairro do Flamengo. A equipe participará da Mostra Pedagógica do Dia Mundial do Meio Ambiente, apresentando o projeto desenvolvido no IFF Maricá para os estudantes da rede municipal de ensino.