CAMPUS MARICÁ

Notícias

Evento

XI Sepec tem início, no IFF Maricá, com debate sobre o papel da escola na construção e circulação do conhecimento

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 21/09/2026 11h01, última modificação 21/09/2026 11h11
Evento segue até quarta-feira, 23/09, com programação que combina debates, atividades formativas, cultura e troca de experiências.
Sepec 2026 no IFF Maricá

A abertura da Sepec 2026 aconteceu na manhã desta segunda-feira

Em tempos de informação em alta velocidade, saber diferenciar fato, boato e opinião é um desafio cada vez mais presente. Foi a partir dessa reflexão que o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá abriu, na manhã desta segunda-feira, 21 de setembro, a XI Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Sepec).

Com o tema “Da sala de aula à sociedade: a escola como curadora do conhecimento”, o evento reúne estudantes, servidores e comunidade até quarta-feira, dia 23, numa programação que combina debates, atividades formativas, cultura e troca de experiências.

A abertura foi marcada por uma mesa-redonda que discutiu justamente o papel da escola diante do grande volume de informações que circulam diariamente. A proposta foi refletir sobre como produzir, verificar, contextualizar e compartilhar conhecimento com responsabilidade.

Participaram da mesa a jornalista do IFF Erika Fonseca Vieira, o professor e diretor-geral do IFF Maricá, Mendel César Aleluia, e o professor de Biologia do campus, Emerson Brum Bittencourt.

Erika Fonseca Vieira abordou o tema “A verdade dá trabalho: apuração, verificação e contextualização em tempos de fake news”, destacando a importância do trabalho de apuração e da busca por informações confiáveis diante da velocidade com que conteúdos são produzidos e compartilhados.

Na sequência, Mendel Aleluia apresentou a fala “Boato, fato, versão ou verdade? Como nos comunicamos?”, propondo uma reflexão sobre as diferentes formas de informação e sobre os cuidados necessários para compreender e comunicar aquilo que chega ao público.

Fechando a mesa, Emerson Brum Bittencourt discutiu “Da sala de aula à sociedade: a escola como curadora do conhecimento”, retomando o tema central da Sepec e refletindo sobre o papel da escola não apenas na transmissão de conteúdos, mas também na construção, seleção e circulação do conhecimento.

Conhecimento para além da sala de aula

Realizada de 21 a 23 de setembro, a XI Sepec convida o público a pensar sobre o papel da escola na sociedade e sobre como o conhecimento produzido no ambiente educacional pode alcançar diferentes espaços e contribuir para a formação cidadã.

Ao longo dos três dias, a programação reúne apresentações culturais, cursos de curta duração, exposições, oficinas, minicursos, palestras e debates, criando diferentes oportunidades de participação e aprendizado.

Após a abertura, a programação desta segunda-feira segue com atividades como as oficinas “Passa ou repassa matemático”, “Game das Decisões” e “Como usar a inteligência artificial para aprender inglês?”. Também estão previstos minicursos sobre a Questão Palestina, além da palestra “Programa de Estágio para os alunos dos cursos técnicos do IFF Maricá”.

A programação continua na terça e na quarta-feira. A programação completa da XI Sepec está disponível no site oficial do evento, eventos.iff.edu.br/xisepec.