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Alunos e servidores podem participar da Autoavaliação Institucional online e contribuir para melhorias no IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/10/2025 11h34, última modificação 21/10/2025 09h12
A pesquisa, que nesta edição avaliará as Políticas Acadêmicas, a Infraestrutura Física e Tecnológica e o Ensino a Distância, pode ser respondida até 28 de novembro, no Suap.
Alunos e servidores podem participar da Autoavaliação Institucional online e contribuir para melhorias no IFF

Na autoavaliação, alunos, técnico-administrativos e professores terão a oportunidade de apontar os pontos fortes e fracos do IFFluminense e contribuir para a construção de uma instituição cada vez melhor (Arte: Lionel Mota/IFF)

 Servidores de todas as unidades e alunos de todos os cursos do Instituto Federal Fluminense estão convidados a participar do Processo de Autoavaliação Institucional - Ano-Base 2025. Promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que possui representantes dos campi e da Reitoria, a autoavaliação é uma ferramenta para identificação de falhas e potencialidades do IFF. Os resultados obtidos serão analisados e divulgados de forma a contribuir para a constante melhoria institucional. O questionário está disponível para ser respondido online, no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), de 13 de outubro a 28 de novembro.

 Para responder à pesquisa, basta acessar o Suap e clicar na área Fique Atento! (na cor laranja), localizada na página principal. No caso dos estudantes, para ter acesso à página é necessário fazer o login utilizando a matrícula no usuário e a senha do idIFF.

 Caso tenha dúvida, confira o tutorial para acessar o questionário e fazer a contribuição para melhorias no IFFluminense:

 Aluno - clique AQUI
 Professor - clique AQUI
⏩ Técnico-administrativo em Educação (TAE) - clique AQUI

  O presidente da CPA do IFFluminense, Alexandre Manhães, destaca que a participação de toda a comunidade acadêmica é essencial para o sucesso do processo de autoavaliação. "Cada contribuição não apenas fornece dados importantes para o aprimoramento das práticas institucionais, mas também fortalece a cultura de avaliação contínua e de gestão participativa do IFFluminense". 

 Além disso, os resultados obtidos subsidiarão decisões estratégicas, contribuindo para:

➡️A melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão;

➡️O planejamento de investimentos em infraestrutura e tecnologia;

➡️O aprimoramento das políticas acadêmicas e do atendimento aos discentes; e

➡️O desenvolvimento contínuo da modalidade EaD, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de excelência.

Mudanças no questionário - Neste ano, para o questionário de autoavaliação institucional, foram implementadas novidades importantes no instrumento:

 >> Divisão por eixos temáticos: as perguntas estão organizadas por blocos, permitindo uma avaliação mais focada e estruturada. 

 Na pesquisa deste ano, o objetivo é saber a opinião de servidores e estudantes sobre os temas:

✅ Políticas Acadêmicas: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, Comunicação com a Sociedade e Atendimento aos Discentes;

✅Infraestrutura Física e Tecnológica;

✅Ensino a Distância (EaD).

>> Redução do número total de perguntas: embora o questionário contenha menos perguntas do que nas edições anteriores, a profundidade em cada eixo foi aumentada, permitindo análises mais detalhadas;

>> Reformulação das perguntas: as questões foram refinadas e direcionadas aos respondentes, tornando-as mais claras e objetivas, com base nas experiências práticas da comunidade acadêmica;

>> Fontes de referência: para a elaboração das perguntas, foram utilizadas como base as avaliações anteriores do IFFluminense, práticas de outros Institutos Federais e questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), garantindo relevância e precisão nas informações coletadas. 

 Além disso, para refinar ainda mais o questionário, foram consultados alguns gestores dos campi, a fim de garantir que as perguntas refletissem também o olhar de quem atua diretamente na gestão e que os resultados possam subsidiar, de forma prática, a elaboração de planos de ação locais.

 "Essas mudanças tornam o questionário mais ágil, focado e significativo, permitindo que alunos, professores e servidores forneçam informações estratégicas sobre o que funciona bem e onde há oportunidades de melhoria na instituição, contribuindo diretamente para o fortalecimento do IFFluminense", analisa Alexandre.

 Ele explica que a autoavaliação é um processo fundamental, pois permite que todos os segmentos da instituição – estudantes, técnico-administrativos e docentes – expressem suas percepções. "Por meio desse instrumento, é possível identificar, a partir da vivência prática e das necessidades educacionais da comunidade, o que funciona bem no IFFluminense e quais aspectos precisam ser aprimorados. Cada resposta registrada contribui de modo concreto para orientar ações estratégicas da gestão e fortalece a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da infraestrutura da instituição, tornando o IFF uma instituição mais eficiente, inclusiva e conectada com a sociedade". 

 Avaliação no mesmo ano de vigência e novo ciclo de três anos 

 A partir de agora, a autoavaliação é realizada no mesmo ano de vigência, o que torna o processo mais atual e alinhado com a realidade do Instituto.

 A edição deste ano marca o início de um novo ciclo trienal de autoavaliações no IFF. Em 2025, serão avaliados os eixos de Políticas Acadêmicas e Infraestrutura Física e Tecnológica; e em 2026 e 2027, os demais temas previstos no regulamento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

 Mais informações sobre a Autoavaliação Institucional do IFF estão disponíveis em: avaliacaoinstitucional.iff.edu.br.

 

>> Leia também: 

✅ Comissão Própria de Avaliação define questionário da Autoavaliação Institucional 2025

✅ Gestores e Comissões Próprias de Avaliação se unem para traçar planos de melhoria