III Enneabi

Apresentações de trabalhos integram programação do III Enneabi

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/11/2017 17h54, última modificação 10/10/2023 12h33
Evento que discute questões étnico-raciais conta com a participação de servidores e estudantes de diversas instituições.
III Enneabi - segundo dia

Professor do IFMA, Rubenilson Martins.

A programação da tarde do segundo dia do III Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica contou com apresentações de trabalhos em formato de pôster e oral, realizada nesta quarta-feira, 08 de novembro de 2017, no IFF Campus Campos Guarus.

Entre as comunicações orais, os temas abordados foram: Questões indígenas; Escravidão, violência e desigualdade; Identidade, racismo e resistência; Religiosidade afro-brasileira, intolerância e resistência; Arte, cultura e identidade; Comunidade, identidade e reconhecimento; Ação afirmativa e combate às desigualdades étnico-raciais; Educação e questão étnico-racial.

A produtora cultural e integrante da organização do evento, Aline Portilho, enfatiza que as apresentações mostram os resultados das pesquisas e dos trabalhos dos Neabis em todo o país sobre educação das relações étnico-raciais, identidades e a questão negra e indígena em nossa sociedade.

“É um momento muito rico da programação com a possibilidade de integração dessas ações e pesquisas, proporcionando debates, reflexões muito interessantes sobre essa questão fundamental que é a educação para as relações étnico-raciais, o combate ao racismo, a integração da população negra e indígena nas nossas ações e na sociedade”, ressalta.

Entre as apresentações de pôsteres, Luana Rodrigues, aluna da UFF, trouxe o trabalho “Uma leitura dos elementos geográficos da imagem com enfoque na mulher negra”, tendo como foco a inserção da mulher negra no mercado de trabalho com o fim da escravidão. “A pesquisa ainda está sendo desenvolvida e tentando compreender como era estruturada a sociedade de Campos dos Goytacazes no final da abolição da escravatura”, explica.

Já a aluna do IFF, Laura Otal Ribeiro, aborda a questão de sua própria formação enquanto licencianda em Teatro, a partir de um trabalho com uma turma de Ensino Médio tendo como foco a lei de obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas. “Acredito que o mais importante deste evento é a possibilidade de falar e ouvir o que as pessoas tem a dizer, é muito importante esta troca”, diz a autora da pesquisa intitulada “Professora-artista e as diversidades étnico-raciais: desafios na formação”.

Do Maranhão, o professor do IFMA, Rubenilson Martins, apresentou a pesquisa “Análise dos territórios de comunidades quilombolas da cidade de Itapecuru-Mirim atingidos pela duplicação da Estrada de Ferro Carajás”. Para ele, é importante trazer informações de um estado tão distante, sobre as comunidades quilombolas. “É um encontro para tratar de questões étnico-raciais do país, onde podemos externar, publicizar e divulgar pesquisas dos quatro cantos do Brasil”, ressalta.

O III Enneabi acontece de 07 a 09 de novembro, nos Campi Campos Centro e Guarus do IFFluminense. Acesse o site oficial em http://enneabi.iff.edu.br/

Acesse AQUI o álbum de fotos.