Enade das Licenciaturas

Estudantes precisam responder a questionário até o dia 23 de novembro

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/09/2024 08h05, última modificação 11/09/2024 08h05
Alunos das licenciaturas que farão a prova do Enade neste ano devem responder ao questionário obrigatório e online.
Estudantes precisam responder a questionário até o dia 23 de novembro

Estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF), das licenciaturas em Biologia, Física e Química, do Campus Cabo Frio; Educação Física, Geografia, Matemática e Letras - Português e Literatura, do Campus Campos Centro; Música, do Campus Campos Guarus; Química, do Campus Itaperuna; e História, do Campus Macaé, que farão o Enade das Licenciaturas 2024, têm até o dia 23 de novembro para responder ao “questionário do estudante”.

O Questionário deve ser preenchido completamente por todos os estudantes concluintes inscritos, exclusivamente no Sistema Enade, e seu preenchimento completo é um dos elementos para caracterizar a efetiva participação do estudante no Exame. Ele é obrigatório e é utilizado para atestar a regularidade do estudante perante o Enade. O preenchimento também é requisito necessário para a visualização do local da prova.

O seu objetivo é levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos concluintes no Enade, e para subsidiar os processos de avaliação de cursos e instituições de educação superior.

Os estudantes que farão a Avaliação Prática devem, também, responder ao Questionário AP obrigatório on-line, até o dia 03 de dezembro. O instrumento consiste na prestação de informações sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio, sua percepção sobre essa etapa de formação e o preenchimento do plano de aula que será avaliado pelo supervisor.

Lembrando que se o aluno não responder ao questionário e não realizar a prova, ou seja, não cumprir a regularidade perante o Enade, ficará impedido de colar grau. A regularidade no exame também é registrada em seu histórico escolar.

Ao todo, cerca de 312 alunos concluintes dos cursos do IFF a serem avaliados, e que têm a partir de 80% da carga horária atendida, deverão participar do Enade das Licenciaturas 2024, cuja prova será aplicada no dia 24 de novembro em todo o Brasil.

Estudantes das Licenciaturas do IFF devem participar do Enade 2024

Enade das Licenciaturas terá avaliação prática

(Com informações do site oficial do Enade)