IFF ativa novo link da Rede Nacional de Pesquisa no Datacenter da Reitoria

por Ana Paula Giori Fassarella/Comunicação Social da Reitoria publicado 28/04/2021 08h25, última modificação 31/08/2023 13h02
A tecnologia garante acesso mais rápido e estável para as comunidades interna e externa aos serviços institucionais.
IFF ativa novo link da Rede Nacional de Pesquisa no Datacenter da Reitoria

O novo Centro de Dados do IFFluminense está em funcionamento na Reitoria desde fevereiro deste ano (Foto: Divulgação)

O Instituto Federal Fluminense deu mais um passo rumo à otimização da infraestrutura de dados: no dia 19 de abril foi ativado o link de internet com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) no novo Centro de Dados do IFFluminense, em funcionamento na Reitoria.

O coordenador de Operação de Redes da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), André de Azevedo Cunha, explica que até o mês de fevereiro deste ano o Datacenter do Instituto estava instalado dentro do Campus Campos Centro e, consequentemente, a RNP ficava inviabilizada de entregar um serviço para uso da Reitoria, pois essa rede tem como política entregar apenas um link por endereço, o que já era ofertado há alguns anos para o campus onde estava a estrutura.

“Com a migração do Datacenter em fevereiro para a sede da Reitoria, conseguimos dar continuidade ao processo de instalação e ativação do link, que tem velocidade de 1Gbps (um gigabit por segundo), provendo um acesso mais rápido e estável aos serviços institucionais hospedados em nossa estrutura”, diz André, que também é analista de Tecnologia da Informação.

Ele destaca que a melhoria será para toda a comunidade, pois "o novo link atende a todo o Datacenter da Reitoria, onde temos, por exemplo, o Acadêmico Web e o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), acessados pelos estudantes para consultar sua vida acadêmica, e também o Portal do IFF, aberto a toda a comunidade, tanto interna quanto externa ao Instituto”.

Como a Reitoria já possuía outro link de internet em funcionamento, agora os serviços do Datacenter voltam a ter, após a mudança física dos equipamentos para o novo espaço, redundância no link de acesso. “Em outras palavras: mesmo que um dos links tenha alguma intercorrência, ainda assim os serviços podem ser acessados externamente à rede do IFF, o que é um grande avanço para a melhoria do acesso e sua estabilidade”, avalia o diretor da DGTI, Ronaldo Amaral Santos.

Rede Nacional de Pesquisa (RNP) - provê serviços para as instituições de ensino, tais como: links de internet, treinamentos, plataforma de Conferência Web, Diploma Digital, Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), entre outros. Clique AQUI para acessar todos os serviços ofertados por meio da RNP.