Criação

Marca do V JIF Sudeste é definida

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/08/2017 18h37, última modificação 31/08/2023 12h42
Desenvolvida pela Coordenação de Imagem Institucional do IFF, marca faz alusão ao número de edições da competição e aos jogos da era moderna.
V JIF Sudeste

Criação da marca parte de um conjunto de significados.

O Instituto Federal Fluminense vai sediar a V edição dos Jogos dos Institutos Federais Região Sudeste (JIF Sudeste 2017) de 22 a 31 de agosto, em Campos dos Goytacazes/RJ. A competição reúne 1009 estudantes atletas e 130 servidores das seguintes instituições de ensino: IFF, Colégio Pedro II, IFMG, IFTM, IF Sudeste de Minas Gerais, IF Norte de Minas Gerais, IFSP e IFES.

Para o evento, o coordenador de Imagem Institucional do IFF, Luiz Claudio Gonçalves Gomes, criou uma identidade visual que simboliza a competição e que estará presente em todo material impresso e digital. “O processo criativo para a escolha da marca gráfica do evento dividiu-se em dois momentos: sigla e símbolo”, conta. A sigla – JIF – foi desenvolvida a partir de um ambigrama, que pode ser lida em qualquer posição (inclusive de ponta-cabeça), o que, segundo Luiz, a torna original, dinâmica e versátil. “Para a criação do símbolo, a imagem estilizada de um atleta foi a escolhida, fruto de uma criação anterior que é a do símbolo da Educação Física do IFFluminense. Há que se ressaltar que a figura estilizada contempla tanto a imagem de um atleta masculino como feminino”, acrescenta Luiz destacando que se os cinco aros olímpicos significam os diferentes continentes, no caso da marca gráfica do JIF Sudeste 2017, os cinco elementos representam sua quinta edição. “Nosso símbolo guarda relação direta no que diz respeito às cores, que muito se assemelham às do símbolo criado em 1913 por Pierre de Coubertin”, ressalta.

De acordo com o coordenador de Políticas Esportivas, Carlos Augusto Sanguedo Boynard, a marca foi aprovada tanto pela Comissão de Organização Local como pela Comissão Organizadora Permanente do JIF por ter uma “concepção moderna, um visual bastante chamativo e, principalmente, fazer alusão aos Jogos Olímpicos, ou seja, tudo a ver com um dos objetivos dos jogos que trata da integração das pessoas através do esporte, com a união dos povos dos cinco continentes", destaca.

Luiz ainda considera que “todo o processo criativo se pautou, além dos valores olímpicos como o respeito, a coragem, a determinação, a inspiração e a igualdade, nos princípios pedagógicos, no movimento e na alegria que a confraternização esportiva pode proporcionar. O resultado é a estrela pulsante que sugere inquietação, diversidade, integração e a mirada em um futuro colorido de jovens esperanças”, finaliza.

Os Jogos dos Institutos Federais serão realizados em duas etapas: de 22 a 27 de agosto, futsal, vôlei, basquete e handebol; de 28 a 31 de agosto, natação, judô, atletismo, futebol de campo, vôlei de praia, xadrez e tênis de mesa. As competições acontecerão no IFF Campos Centro, no 56º Batalhão de Infantaria, na Assetec e no Clube Saldanha da Gama, com entrada gratuita.