Nova página facilita acesso a informações sobre os documentos normativos do IFF

por Campus São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 04/07/2022 07h00, última modificação 31/08/2023 13h10
Documentos normativos vigentes foram reunidos em uma única página e classificados conforme área finalística do Instituto.
Nova página facilita acesso a informações sobre os documentos normativos do IFF

A página Documentos Normativos do IFFluminense está na área de Acesso à Informação, no portal institucional (Imagem: Programação Visual/IFF)

Com o objetivo de proporcionar aos servidores e sociedade uma busca mais intuitiva e o acesso efetivo aos documentos normativos institucionais vigentes do IFFluminense, foi implementada a página Documentos Normativos do IFFluminense, dentro da área de Acesso à Informação, no portal institucional. A construção da página visa contribuir para o fortalecimento da execução das políticas institucionais de forma sistêmica e padronizada.

A ideia foi desenvolvida pelo servidor do Campus Avançado São João da Barra, professor Paulo Vidal, durante o mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – Profnit, cursado no ponto focal do IFF. “O trabalho de conclusão de curso do mestrado teve como tema o desenvolvimento de uma estratégia de inovação institucional focada em estruturar um ambiente propício à implementação de melhorias incrementais de forma contínua, concentrando esforços nas pequenas melhorias que geram resultados em curto prazo com menores custos. Então, a ideia da página de documentos normativos surgiu como forma de avaliar o artefato de pesquisa”, explicou o professor.

Para elaborar a proposta, foram realizadas entrevistas e enviado questionário de avaliação da solução. “As entrevistas proporcionaram uma grande geração de insights que deram base para desenvolvimento da proposta. Havia outras soluções que poderiam ser utilizadas, mas envolviam uma complexidade maior, o que poderia inviabilizar sua implementação. Esta foi a mais simples e direta. Ao ser avaliada pelos usuários-extremos do serviço, a proposta da página de documentos normativos teve posição unânime entre os respondentes sobre a necessidade de sua implementação”, destacou Vidal.

O Centro de Documentação Digital (CDD) continua sendo o meio oficial de publicização dos documentos normativos do Instituto Federal Fluminense em formato digital, conforme estabelece a Portaria 739/2014 do IFF. A nova página, que será atualizada rotineiramente, tem função auxiliar na publicização dos documentos normativos.

Para acessar a página, clique AQUI.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!