Notícias

Encontro

Oportunidades de estágio e emprego atraem jovens e trabalhadores para Feira no IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/09/2019 19h43, última modificação 10/10/2023 12h58
Feira de Oportunidades e 7ª Mostre-se seguem com programação até sexta-feira, 27, no IFF Campus Campos Centro.
Oportunidades de estágio e emprego atraem jovens e trabalhadores para Feira no IFF

Autoridades participam da solenidade do corte de fita da abertura oficial da Feira de Oportunidades e 7ª Mostre-se.

 Mesmo embaixo de muita chuva, pode-se dizer que a Feira de Oportunidades e a 7ª Mostre-se começaram com o pé direito. Isso porque o primeiro dia de evento ficou lotado, surpreendendo as expectativas dos organizadores. Muitos jovens e trabalhadores já circulavam pelos stands antes mesmo da abertura oficial em busca de oportunidades de estudo, estágio ou emprego.

 Os eventos, organizados este ano pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) – que reúne 13 instituições de ensino -, com o apoio da Prefeitura de Campos, foram abertos oficialmente na tarde desta quinta-feira, 26 de setembro. A programação segue até sexta-feira, das 14h às 20h, no Campus Campos Centro do IFF, com entrada gratuita.

 Marcelo Vieira, de 34 anos, é engenheiro de produção formado e concluiu o Técnico em Segurança do Trabalho no IFF, no ano passado. Ele, que está desempregado há três anos, conta que fez o curso técnico para ter mais oportunidades. “Vim a Feira hoje para entregar meu currículo e buscar me atualizar também. Estou me inscrevendo para o sorteio de um curso de salvatagem, que eu teria que fazer para me capacitar e ter mais chance, mas se conseguir a bolsa será melhor”, conta.

 A expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas passem pelo evento nestes dois dias. Além dos stands das 13 instituições de ensino que compõem o Fidesc, o evento conta com a participação de 40 empresas de diversas áreas que estão realizando processos seletivos de contratação, sorteio de bolsas e cursos; 24 palestras técnicas e a apresentação de 90 soluções tecnológicas: produtos e serviços produzidos pela comunidade acadêmica tendo em vista as demandas do setor produtivo.

 A solenidade de abertura foi simbólica com o corte de fita. O presidente do Fidesc e reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo destacou dois marcos: a organização conjunta dos eventos pelas instituições de ensino e o espaço intitulado “Soluções Tecnológicas”, sem perder de vista o principal movimento de gerar oportunidades.

 “A Feira é este encontro onde as empresas tem a oportunidade de se apresentar; e uma oportunidade para aquele que busca o seu primeiro emprego, recolocação no mundo do trabalho, ou mesmo para aquelas pessoas que ainda não vão entrar no mundo do trabalho, mas ao encontrar essas empresas, elas vão ampliar as possibilidades de futuro”, afirma.

 Representando o prefeito do município, a vice-prefeita Conceição Sant'anna ressaltou a parceria entre as instituições e elogiou o resultado do trabalho. “A gente tem certeza de que esta feira vai criar novas oportunidades para os jovens de Campos e região e, quem sabe, novos empregos”.

 Também estiveram presentes o diretor de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do IFF Campos Centro, Jonivan Lisboa; a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, os representantes das instituições do Fidesc, gestores do IFF, autoridades e comunidade.