V JIF

Participação da torcida e expectativa marcam o primeiro dia de competições do V JIF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/08/2017 12h29, última modificação 31/08/2023 12h42
Os Jogos dos Institutos Federais reúnem atletas do IFF, Colégio Pedro II, IFMG, IFTM, IF Sudeste MG, IFNMG, IFSP e IFES.

Animação da torcida durante o acontecimento das partidas.

A primeira etapa dos Jogos dos Institutos Federais da região Sudeste (JIF Sudeste 2017) teve início no dia 23 de agosto de 2017, no Campus Campos Centro do IFFluminense. As primeiras partidas foram marcadas pela expressiva participação da torcida e, além disso, pela ansiedade e expectativa por parte das equipes das diferentes instituições.

A modalidade de basquetebol masculino foi a responsável pelo jogo inicial, entre a equipe anfitriã do IFFluminense e a do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), cujo placar foi 55 a 40, com a vitória do time da casa.

Guilherme Cortes, treinador da equipe masculina de basquete e servidor do IFF há 28 anos, afirma que é a última competição em que participa como técnico e que estão treinando há bastante tempo para o V JIF: “é uma equipe renovada e, com esses atletas que estão entrando agora, é natural da competição a ansiedade de início de jogo, mas nós fomos bem e acredito que chegaremos às semifinais e que conseguiremos, pelo menos, um terceiro lugar, mas obviamente vamos buscar sempre ser campeões”.

Para o atleta Alan Anderson, aluno do Curso Técnico em Eletrotécnica do IFF, a entrada para a partida foi com ansiedade, pois haviam perdido para a equipe adversária no ano passado, mas passada a adrenalina inicial, “nos encontramos, conseguimos a vantagem e depois administramos para manter o jogo firme”, avalia.

Lucas Barreto, atleta que cursa o Técnico em Edificações, comenta que “a vitória nos dá um pouco mais de tranquilidade e que o foco é para o próximo jogo, que acontece na sexta”.

O time feminino do IFFluminense também garantiu a vitória, com o placar de 50 a 0, na partida contra a equipe do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG).

Outra modalidade que fez sua estreia na competição, na manhã do dia 23, foi o handebol e, em um jogo enérgico até o fim, a equipe masculina do IFF empatou em 18 gols com o IF Sudeste MG. Já a equipe feminina perdeu, de 18 a 14, para o time do IFNMG.

Edson Barreto Filho, professor da instituição e treinador do time masculino, diz que a expectativa é ficar entre os três melhores colocados: “é um time novo, começamos os trabalhos esse ano e por falta de oportunidade de jogos, de a equipe rodar, porque não temos muitos campeonatos por perto na idade deles, fica difícil adquirir experiência, mas a expectativa é de fazer uma boa competição. Os meninos surpreenderam hoje, jogaram bem e o placar de empate foi só um detalhe no final do jogo”.

No período da tarde, a competição contou com partidas de voleibol e futsal. O jogo de futsal feminino entre o IFF e o IFNMG terminou com a vitória do time da casa, por 5 a 2. O time masculino do IFF também conseguiu a vitória, na partida contra o Colégio Pedro II, por 4 a 2.

Já no vôlei feminino, o jogo entre o IFF e o IFES terminou com a vitória do IFF por 2 sets a 0. No masculino, o IFF venceu o IFNMG, também por 2 sets a 0.

Os Jogos dos Institutos Federais estão sendo realizados em duas etapas: de 22 a 27 de agosto, futsal, vôlei, basquete e handebol; de 28 a 31 de agosto, natação, judô, atletismo, futebol de campo, vôlei de areia, xadrez e tênis de mesa. As competições acontecem no IFF Campos Centro, na 2.ª Companhia de Infantaria do Exército, na Assetec e no Clube Saldanha da Gama, com entrada gratuita.

Confira AQUI mais fotos do evento.