Política de Comunicação do IFF é atualizada

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/03/2024 15h03, última modificação 01/03/2024 15h03
O documento traz novas diretrizes para o desenvolvimento de ações e produtos de Comunicação no Instituto.
Política de Comunicação do IFF tem versão atualizada

A apropriação do documento pela comunidade é fundamental para as atividades de comunicação institucional (Arte: Julio Negri/IFF).

A Política de Comunicação do Instituto Federal Fluminense (IFF) foi atualizada com novas diretrizes para o desenvolvimento de ações e produtos de Comunicação no âmbito do Instituto, tendo em vista as mudanças informacionais e tecnológicas, bem como a ampliação do IFF nos últimos oito anos, desde a primeira publicação do documento, em 2016.

O trabalho de revisão foi realizado pelo Fórum dos Comunicadores do IFF, capitaneado pela Diretoria de Comunicação da Reitoria, ao longo do ano de 2023. A versão revisada foi apresentada ao Conselho Superior pela diretora de Comunicação, Juliana Lima, e aprovada por meio da Resolução N.º  214, de 15 de dezembro de 2023.

Os principais pontos de revisão foram:

• A inserção do tópico “Comunicação Inclusiva”, entendendo que a relação dialógica da instituição deve ser para e com todos os públicos, respeitando a diversidade em todos os seus aspectos;

• No capítulo 10 - Identidade Visual Institucional - a revisão no item A Marca dos Institutos Federais buscou reafirmar a necessidade de valorização da Marca IFF por todos os entes institucionais, bem como o seu uso correto;

• O capítulo Mídias Sociais recebeu atenção especial, visto terem sido as ferramentas comunicacionais de maior expansão nos últimos anos. Foram incluídos ali: atribuição de responsabilidade para os perfis não oficiais criados nas redes sociais em nome do IFF; e a inclusão da função de Social Media - servidores responsáveis pela gestão dos perfis das redes sociais oficiais do IFF e integrantes do Fórum dos Comunicadores;

Também foram atualizados os seguintes tópicos:

• A substituição dos termos campus/campi por “unidades do IFF” nos textos da Política de Comunicação, de forma a abranger não só os campi como também a Reitoria, o Polo de Inovação e os Centros de Referência;

• A substituição da nomenclatura da Coordenação de Multimeios pela Coordenação de Produção Audiovisual;

• Os Canais de Relacionamento utilizados pelos Comunicadores do IFF para promover a interação com os públicos estratégicos.

Juliana informa que o próximo passo é divulgar o documento para toda comunidade acadêmica. "Além disso, é importante que os novos gestores participem de um treinamento sobre os fluxos da comunicação institucional. Isso facilitará a organização e o planejamento das atividades no âmbito do IFF", destaca.