Notícias
Ensino
Programa Redes Integradas contribui para o ingresso de estudantes de escolas municipais nos Cursos Técnicos do IFF
O objetivo é orientar, ampliar e facilitar o acesso de estudantes, desde a inscrição até a matrícula (Imagem de arquivo/IFF)
Lançado em dezembro do ano passado pela Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal Fluminense (IFF), o Programa Redes Integradas já está colhendo resultados positivos. Estudantes de escolas municipais de Campos dos Goytacazes e São João da Barra tiveram alto percentual de matrículas efetivadas nos Cursos Técnicos Integrados do IFF, na primeira convocação de candidatos para o ano letivo de 2026. Os dois municípios fizeram a adesão e participaram do Projeto Piloto do Programa.
Em Campos, a parceria e articulação entre o Instituto e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) fez o número de matrículas deferidas saltar em mais de 20% ao final do processo. Além disso, o percentual de efetivação de matrícula de estudantes municipais apoiados pelo Programa foi maior do que o de alunos das redes estadual e privada.
“O resultado parcial mostrava apenas 62% de matrículas deferidas. A partir desta análise e articulação do Registro Acadêmico dos campi com a Secretaria de Educação, o percentual saltou para 85% no resultado final da análise de matrículas deferidas, com alunos ingressantes nos Campi Campos Centro, Campos Guarus e Bom Jesus do Itabapoana”, destaca o pró-reitor de Ensino do IFF, Paulo Vidal.
Análise das matrículas deferidas na convocação inicial dos cursos técnicos integrados:
➡️ Campus Campos Centro: estudantes da rede municipal tiveram percentual de deferimento de 85,7%. A porcentagem de efetivação de matrícula dos demais estudantes foi de 80,3%;
➡️ Campus Campos Guarus: também foram obtidos percentuais ligeiramente mais elevados de matrículas de estudantes da rede municipal, com 76,9%; enquanto o percentual das redes estadual e privada foi de 75,5%;
➡️ Campus São João da Barra: o percentual de deferimento de matrículas de estudantes da rede municipal foi de 90,3%. Enquanto o percentual das outras redes alcançou uma porcentagem um pouco maior, de 94,8%.
Os resultados mostram que o Programa Redes Integradas está no caminho certo para cumprir o seu principal objetivo: orientar, ampliar e facilitar o acesso de estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal aos cursos técnicos de nível médio ofertados pelo IFF, desde o período de inscrição até a matrícula.
A diretora de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFFluminense, Rayanna Maciel, explica que a articulação do Instituto com o ponto focal das secretarias municipais permite corrigir possíveis erros dos candidatos no preenchimento da inscrição e agilizar a documentação exigida para a matrícula, como o histórico escolar, em caso de aprovação e convocação no processo seletivo.
“As matrículas começaram no início de janeiro, que normalmente é uma época em que as escolas, as secretarias escolares e os profissionais estão de férias, e isso sempre foi uma dificuldade. Então, essa articulação e adiantamento da documentação foi muito importante para que esses estudantes tivessem suas matrículas efetivadas, especialmente os cotistas que precisam comprovar de forma mais detalhada que fizeram todo o ensino fundamental em escola pública”, ressalta Rayanna.
Adesão ao Redes Integradas
A participação no Programa será por meio de adesão. Os municípios interessados devem enviar e-mail para a Pró-reitoria de Ensino do IFF, pelo endereço eletrônico proen@iff.edu.br. O Instituto também enviará um ofício para os municípios com informações sobre o programa e o convite para adesão.
Leia Mais:
Ensino promove mudanças para simplificar matrícula de candidatos convocados por cotas